A coordenadoria recebeu várias denúncias que há pessoas na cidade que se identificam como fiscais do órgão para tentar entrar em estabelecimentos comerciais com a justificativa de realizar uma inspeção e, ao serem questionadas sobre identificação, deixam os locais.
Para identificar o golpe, a orientação é observar que:
- Autoridades sanitárias de Campinas sempre estão identificadas e fazem ações com carro oficial do Poder Público.
- Os técnicos da Vigilância Sanitária atuam em equipe e, por dever de ofício, estão impedidos de solicitar qualquer tipo de cobrança.
- Os pagamentos de taxas e multas à Vigilância são feitos por meio de guias de recolhimento que devem ser pagas em rede bancária e são recolhidas ao Fundo Municipal de Saúde. Portanto, não há recebimento durante as fiscalizações.
- Quem apresenta alguma irregularidade e paga para falsos fiscais com objetivo de conseguir alguma vantagem comete crime de corrupção e responde a processo judicial.
Recomendação
“Quem tiver dúvidas sobre a atuação de qualquer profissional da Vigilância Sanitária deve entrar em contato com a Coordenadoria de Vigilância Sanitária pelo telefone (19) 2515-7134”, destacou a assessora técnica da Vigilância Sanitária, Kristiane Hitomi Shimizu.