Academia de Musculação da Lagoa do Taquaral passa por reforma e reabre em 10 de fevereiro

Foto: Divulgação

A Academia de Musculação da Lagoa do Taquaral, em Campinas, está passando por uma reforma e voltará a funcionar a partir de segunda-feira, 10 de fevereiro. Durante o período de manutenção, iniciado em 31 de janeiro, o espaço permanecerá fechado para reparos nos aparelhos. A revitalização inclui a troca de estofados e ajustes na estrutura de madeira dos equipamentos.

De acordo com o diretor do Departamento de Parques e Jardins (DPJ), Luís Cláudio Mollo, estão sendo reformados 11 assentos e cinco encostos. “Após a manutenção, a academia, que conta com 13 aparelhos, poderá ser utilizada normalmente dentro do horário de funcionamento do parque, todos os dias, das 6h às 21h”, explica Mollo.

O acesso mais próximo à academia é pelo Portão 1 da Lagoa do Taquaral, localizado na Avenida Heitor Penteado. O uso dos equipamentos é gratuito e recomendado para pessoas a partir de 18 anos.

História da academia

Inaugurada em maio de 2016, a Academia de Musculação da Lagoa do Taquaral já passou por outras reformas. Em abril de 2023, os aparelhos foram revitalizados e, em agosto do mesmo ano, o local recebeu uma cobertura de 200 metros quadrados em formato trapezoidal, feita com telhado sanduíche e estrutura metálica, proporcionando maior conforto térmico e durabilidade.

O espaço leva o nome de Hugues Jorge, em homenagem ao atleta de levantamento de peso e luta de braço, que na época da inauguração tinha 90 anos e participou da cerimônia de entrega. Antes da implantação da academia, os frequentadores contavam apenas com alguns aparelhos instalados diretamente sobre a terra para a prática de exercícios.

A transformação da Lagoa do Taquaral

A área onde hoje está o parque fez parte da antiga Fazenda Taquaral, doada à Prefeitura de Campinas na década de 1950. Em 14 de julho de 1950, o então prefeito Miguel Vicente Cury sancionou a lei que batizou o local como Parque Portugal, em homenagem à comunidade lusitana da cidade.

Somente na gestão do prefeito Orestes Quércia, a área recebeu infraestrutura adequada e foi oficialmente transformada em parque municipal, inaugurado em 5 de novembro de 1972. Em 4 de julho de 2024, a área passou a se chamar Parque Portugal – Arquiteto Denis Roberto Castro Perez, conforme a Lei 16.597. O arquiteto e urbanista peruano teve papel fundamental no projeto do parque no final da década de 1960.

Com um dos espaços de lazer mais tradicionais de Campinas, a Lagoa do Taquaral segue recebendo melhorias para garantir conforto e segurança aos seus frequentadores. A reforma da academia de musculação é mais uma iniciativa nesse processo contínuo de manutenção e valorização do parque.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS