Uma criança de 8 anos teve uma grave reação alérgica, após fazer uma tatuagem de henna na praia. O menino, que é morador da cidade de Campinas, deve ter marcas para sempre.
Segundo a família de Heitor, um momento de lazer teve consequências severas após ele realizar uma tatuagem de henna na perna. O desenho em formato de dragão, inflamou no local pintado e formou marcas no formato do desenho.
Na época, o momento foi registrado pela família da criança como alegria, porém ao perceberem que conforme a tatuagem saía, dava lugar a uma macha vermelha e com bolhas, levaram a criança ao médico.
- Viracopos inicia a distribuição de cordão de girassol para pessoas com deficiência oculta
- Baixa nos estoques de sangue deixa hospital Mario Gatti em alerta para atrasos de cirurgias
Em entrevista a equipe da Thathi TV, a dermatologista Catarina Furlan, revelou que reações alérgicas deste nível precisam ser tratada logo no início.
Ainda conforme a especialista, o caso do menino Heitor foi uma dermatite de contato. Em contato com a pele, a henna pode desencadear irritação por conta de substâncias ácidas ou alcalinas.
O que é a Henna?
A Henna é um pigmento usado popularmente nas sobrancelhas, para preencher e deixar mais escuro. No Brasil, também é muito conhecida a prática de fazer tatuagens de hennas, principalmente no verão.
O que é dermatite de contato?
A dermatite de contato é caracterizada por uma reação inflamatória da pele. Essa manifestação pode ser decorrente da exposição a algum agente que pode ocasionar alergia.
A dermatite de contato pode ser irritativa, causada por substâncias ácidas ou alcalinas, que geralmente aparecem no local de contato.
Também podem ser alérgica, quando surgem após várias exposições repetidas ao produto ou substância.
A dermatite de contato pode aparecer dias ou imediatamente após a aplicação. A área em que entrou em contato com a tinta costuma ficar avermelhada e é geralmente seguida de coceira intensa.
*Sob supervisão de Veronica Mokarzel