Animais silvestres aparecem com cada vez mais frequência em áreas urbanas; Veja o por quê

Isabela Reis (sob supervisão)
Isabela Reis (sob supervisão)
21 anos, estudante de Jornalismo na Puc Campinas

É cada vez mais comum a aparição de animais silvestres em áreas públicas. Nesta última semana, uma onça parda foi vista caminhando tranquilamente nos arredores de um condomínio de Paulínia. No início do ano houve outra onça flagrada em uma área residencial de Campinas. Além de diversos casos na região, como um Lobo-Guará atropelado em uma rodovia e um bicho preguiça encontrado se alimentando em uma chácara.

Conversamos com o médico veterinário Paulo Ancelmo, que explicou melhor o crescimento no número desses casos. Segundo ele, esse processo ocorre pois, com o crescimento das cidades, há cada vez mais a perda de vegetação nativa. Isso gera o encurtamento do habitat natural destes animais. O que faz com que eles busquem refúgio nas áreas urbanas. Por isso, é importante priorizar a preservação das florestas.

A orientação para casos de aparição de animais silvestres, é acionar a Defesa Civil, ou o corpo de bombeiros e manter distância dos animais.”Esses animais tem uma disputa por território e muitas vezes são expulsos. É nessas ocasiões que eles geralmente aparecem.” conta o veterinário

Os animais silvestres que conseguem se adaptar aos meios urbanos são chamados de sinanotrópicos. Em alguns casos, eles podem gerar incômodos e riscos à saúde pública. Embora também é possível uma convivência harmônica, como no caso de aves, abelhas, formigas e capivaras.

*Supervisão Verônica Mokarzel

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS