As novas linhas 232 (Satélite Íris IV), 233 (Florence I) e 234 (Satélite Íris III), criadas pela Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), começam a circular nesta segunda-feira, 23. A medida foi necessária para otimizar o fluxo de passageiros nas demais linhas BRT e Terminal Campo Grande.
As novas linhas ligam o Terminal Satélite Íris, minimizando a superlotação com as quatro linhas do BRT Campo Grande (BRT20, BRT21, BRT25 e BRT26).
- Campinas inaugura novas linhas de ônibus exclusivas do BRT
- Campinas reforça frota de ônibus devido a superlotação
Conforme a empresa, o deslocamento deverá ser mais ágil no corredor exclusivo após essa mudança.
Ainda segundo a Emdec, após monitorar o primeiro dia de circulação de três novas linhas no Corredor BRT Campo Grande, nos picos da manhã e tarde, a linha BRT20 ganhou um veículo adicional na frota, totalizando 11 em operação.
Ao todo, quatro linhas BRT estão circulando na cidade. A estimativa é que seja de um ônibus a cada cinco minutos, entre o Terminal Satélite Íris e o Centro. Já o tempo de viagem foi reduzido, em média, em cerca de 10 minutos, afirma a Emdec.
Confira os horários
A primeira partida da 232 (Satélite Íris IV) será às 4h50 do Terminal Satélite Íris e as viagens serão encerradas às 1h05 no bairro. Ela irá operar com um veículo e intervalos de 30 minutos.
A linha 233 (Jardim Florence I) parte às 4h30 do Terminal Satélite Íris e encerra a operação às 0h25 no bairro. Ela terá um veículo circulando e intervalos de 35 minutos.
A 234 (Satélite Íris III) também circulará com um ônibus e intervalos de 35 minutos. A primeira partida do Terminal Satélite Íris será às 4h30 e as viagens serão encerradas às 0h35 no bairro.
Mais mudanças
Outras mudanças serão integradas a partir desta segunda-feira, 23, a linha BRT20 vai atender o itinerário da linha BRT25 somente no horário das 4h25.
A Emdec estima que cerca de 15% dos usuários das linhas convencionais migraram para as linhas BRT, a partir do Terminal Campo Grande, neste primeiro dia de operação.
No Terminal Satélite Íris, a migração foi estimada em 8%. Isso porque os usuários já estavam ambientados a utilizar a linha BRT20 a partir do Terminal Campo Grande.