Arte na Quarentena traz a Campinas 200 obras de artistas de 40 países, incluindo locais

A mostra ficará em exposição no Instituto Pavão Cultural, na Cidade Universitária, e no CIS Guanabara – Centro Cultural Unicamp, no Botafogo. A entrada é gratuita.

Israel Moreira
Israel Moreira
Israel Moreira é jornalista com passagens pelo Correio Popular, Rádio Central e Jovem Pan.
Foto: Vanessa Rodrigues

A mostra ficará em exposição no Instituto Pavão Cultural, na Cidade Universitária, e no CIS Guanabara – Centro Cultural Unicamp, no Botafogo. A entrada é gratuita.

Campinas vai receber a partir desta quinta-feira (24), a Mostra Museu, projeto que ocupou as ruas de São Paulo durante a pandemia e que agora segue em um formato itinerante. Até o dia 31 de agosto, os campineiros poderão visitar um rico acervo de 200 obras assinadas por artistas de 40 países, incluindo duas artistas locais: Ana Helena Grimaldi e Kate Manhães.

As reproduções estarão expostas no Instituto Pavão Cultural, na Cidade Universitária, e no CIS Guanabara – Centro Cultural Unicamp, no Botafogo. A entrada é gratuita.

A Mostra Museu nasceu no auge da Covid-19 com o propósito de unir arte, música e tecnologia, dando visibilidade à produção artística gerada no período do isolamento social, com foco nas linguagens de artes visuais e música. A iniciativa, da Amarello Culturart Experiência, tem curadoria de Ana Carolina Ralston, e co-curadoria do The Covid Art Museum (eixo artes visuais) e Pedro Henrique França (eixo música), com os objetivos de democratização e acesso à arte.

A exposição itinerante é resultado do financiamento público pelo Programa de Ação Cultural de São Paulo (ProAc-SP). As obras visuais integram diferentes linguagens: criações digitais, desenho, design gráfico, pintura, fotografia, grafite, poesia visual, vídeo arte, colagem, instalação, performance, body art, entre outras manifestações híbridas.

Os 200 trabalhos selecionados pela curadora Ana Carolina formaram a maior exposição a céu aberto de São Paulo, em 2021, evidenciando a potência da criatividade e a capacidade de reinvenção também no universo artístico.

“Este ano, as obras, produzidas durante um período tão desafiador, por artistas de diferentes partes do mundo, extrapolam os limites da capital paulista. Já levamos as obras para Santos e, agora, elas chegam a Campinas, e conectam-se novamente aliadas a uma nova safra de trabalhos feitos por artistas das duas respectivas localidades”, detalha a curadora responsável pelo eixo das artes visuais.

Nessa itinerância, a Mostra Museu passa a ser apresentada sob dois temas: “Natureza Conecta”, que ocupará CIS Guanabara, e “Isolamento Criativo”, no Instituto Pavão Cultural. Na primeira, artistas de diferentes partes do globo utilizam-se do meio ambiental como estímulo para vincular-se ao seu universo interior. Já em “Isolamento Criativo”, são reunidas obras que têm como pilar o exílio como forma de produção.

“É por meio desse retiro em direção a uma conexão própria que, muitas vezes, alcançamos maneiras mais profundas de despertar a criatividade. A escolha das obras produzidas, sejam elas ligadas às artes plásticas, ao design gráfico, ao cinema ou à animação, trata sobre aprendizados coletivos e pessoais que períodos de grandes transformações como esse podem alcançar”, reflete Ana Carolina.

Serviço

Mostra Museu: Arte na Quarentena

Quando: 24 de julho a 31 de agosto

Onde: CIS Guanabara – Centro Cultural Unicamp (segunda à sexta, das 8h30 às 18h) – Rua Mario Siqueira, 829 – Botafogo

Instituto Pavão Cultural (quarta a sábado, das 15h às 20h*)

Rua Maria Tereza Dias da Silva, 708 – Cidade Universitária / Barão Geraldo.

Entrada: gratuita

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS