A prefeitura de Campinas anunciou novas medidas contra enchentes e a instalação de câmeras e paineis que vão alertar a população. Outros projetos também estão em andamento, como a construção de piscinões para amenizar as enchentes.
Serão instaladas mais 50 câmeras inteligentes e 100 painéis digitais em pontos semafóricos. Segundo a prefeitura, o objetivo é informar a população sobre pontos de alagamento e inundações, além de orientar sobre trechos congestionados.
O projeto terá quatro fases, as duas primeiras serão entregues nos dias 15 de novembro e 15 de dezembro deste ano, quando serão instaladas 20 câmeras e 40 painéis. Na terceira e quarta fase, que tem prazo de finalização até março de 2024, serão mais 30 câmeras e 60 painéis.
Os painéis de led farão a exibição de publicidade privada e dos alertas. No caso de chuvas e enchentes, os painéis mostrarão informações como “Evite a avenida Princesa D’Oeste. Risco de alagamento”. Essa instalação faz parte de uma parceria público-privada e não tem custo para a Prefeitura. O prazo de vigência da concessão é de 16 anos e termina em agosto de 2026.
As câmeras inteligentes serão ligadas à Cimcamp, por isso será possível emitir informação para que os painéis emitam os avisos. Fora dos momentos de chuva, informarão sobre o trânsito.