Um caminhão explodiu no estacionamento de uma empresa química, próximo à Refinaria da Petrobras na cidade de Paulínia, nesta terça-feira, 02.
Segundo informações apuradas no local, o caminhão estava estacionado no interior da empresa em uma área de descarga dos produtos químicos.
O veículo carregava um material químico mas que ainda não foi identificado, mas que influenciou na explosão.
O impacto das chamas fez com que uma estrutura metálica ao lado do estacionamento caísse.
- Ônibus da linha 263 pega fogo em Campinas na região do Padre Anchieta
- Vídeo: Rio Piracicaba amanhece com peixes mortos e assusta moradores
Ainda de acordo com a apuração, o motorista do caminhão estava próximo do veículo quando as chamas começaram. Até o momento, o estado de saúde informado pelas autoridades é que ele está bem, apenas com ferimentos leves.
Equipes do Corpo de Bombeiros estão no local da empresa Solenis Strongs, minimizando os estragos feitos.
Em nota, a empresa Solenis Especialidades Químicas informou que houve uma explosão seguida por um incêndio durante o descarregamento de uma carreta de produtos químicos. Até o momento, não é possível afirmar a causa da explosão. Uma investigação está sendo conduzida para que se determine uma conclusão.
“Reforçamos que o incidente foi rapidamente controlado, com o apoio da própria Brigada da Solenis Especialidades Químicas, da PAM (Plano de apoio mútuo entre empresas) e do Corpo de Bombeiros. Também estiveram presentes na fábrica, membros da Defesa Civil, da CESTEB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e das Polícias Civil e Militar.
No local, havia 72 pessoas e todas foram reunidas e contadas no ponto de encontro, seguindo todos os protocolos de segurança e treinamento. Uma delas apresentou ferimento leve, com escoriação na mão direita e, uma outra, se sentiu mal devido ao susto provocado pelo incidente. Ambas foram encaminhadas ao hospital, medicadas e liberadas no mesmo dia.
Por ter um forte compromisso com o meio ambiente, a Solenis Especialidades Químicas contratou uma empresa especializada em gestão de riscos ambientais para realizar a remoção de resíduos na área afetada, em total conformidade com a legislação ambiental vigente. Amostras do solo e da água também foram disponibilizadas para análises, a fim de evitar qualquer tipo de contaminação nos entornos.
Desde o ocorrido, a Solenis Especialidades Químicas vem colaborando ativamente com os órgãos oficiais de controle ambiental para investigar minuciosamente as causas e as consequências do incidente, de forma transparente. Essa atuação segue os princípios de respeito às pessoas e ao meio ambiente da companhia, que tem a sustentabilidade incorporada em seu DNA e, por isso, se empenha constantemente no desenvolvimento de produtos e tecnologias destinados a aprimorar a qualidade ambiental.
A Solenis Especialidades Químicas assumirá todas as responsabilidades que envolvem esse incidente, tomará as devidas providências e intensificará ainda mais seus protocolos para evitar que situações como essa voltem a acontecer.”
*Sob supervisão de Bárbara Belan