A Prefeitura de Campinas divulgou o primeiro alerta de combate à dengue do ano, apontando que 29 bairros da cidade estão com alto risco de transmissão do mosquito Aedes aegypti. Com a chegada do verão, as ações de controle do mosquito estão sendo intensificadas.
Leia também:
- Casal é preso com 10 kg de maconha dentro de carro na Bandeirantes
- Incêndio atinge barracão de recicláveis na madrugada em Campinas
- Briga com capacetada interrompe trânsito no centro de Campinas
Entre os bairros que precisam de atenção e cuidado redobrado estão Parque Oziel, Jardim Monte Cristo, Vila Teixeira, Jardim São Gabriel, Parque Industrial e Jardim do Lago. O Aedes aegypti não transmite apenas a dengue, mas também doenças como zika e chikungunya.
As áreas com alto risco de transmissão são:
– Leste: Vila Miguel Vicente Cury, Vila Costa e Silva, Parque Brasília.
– Noroeste: Conjunto Habitacional Parque Floresta, Conjunto Residencial Parque São Bento, Loteamento Residencial Novo Mundo, Jd. Novo Maracanã.
– Norte: Vila Itália, Vila Proost de Souza, Vila Teixeira, Vila lapi, Jardim Magnólia, Jardim do Vovô, Residencial Parque Bandeirantes.
– Sudoeste: Jardim Shangai, Recanto do Sol 1, Jardim Mercedes.
– Sul: Jardim Monte Cristo, Parque Oziel, Jardim do Lago, Vila Pompéia, Cidade Jardım.
– Suleste: Jardim São Gabriel, Jardim São Vicente, Vila Formosa, Jardim Bom Sucesso, Jardim Centenário, Fundação Casa Popular, Parque Industrial.
O objetivo do alerta é estimular e conscientizar a população sobre os cuidados, principalmente dentro de casa. A Secretaria de Saúde reforça a importância de os moradores liberarem as equipes da prefeitura para vistorias, mesmo em casas que não estejam nos bairros listados. Isso porque cerca de 80% dos criadouros do mosquito estão dentro das residências.
Os principais cuidados para evitar a proliferação do mosquito são: Evitar o acúmulo de água em recipientes, pneus e objetos; Manter caixas d’água bem vedadas; Retirar ou higienizar semanalmente os pratinhos de plantas; Manter vasos sanitários sem uso sempre fechados.
Dúvidas podem ser tiradas pelo telefone 156, de segunda a sexta-feira, e também pelo 199 com a Defesa Civil, aos finais de semana e feriados. Mais informações estão disponíveis no site dengue.campinas.sp.gov.br.







