Casa de Cultura Itajaí abre inscrição para a oficina gratuita “Fotografia Autoral e Celular”

Obra da exposição
Obra da exposição "Construções Poéticas", da fotógrafa Juliana Engler na Casa de Cultura Itajaí

A fotógrafa Juliana Engler realiza este mês a oficina gratuita “Fotografia Autoral e Celular”, nos dias 22, 24 e 26 de janeiro, das 9h às 12h, na Casa de Cultura Itajaí, destinado ao publico jovem e adulto. O curso conta com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail [email protected]. Duas mostras com trabalhos da fotógrafa no projeto “Construções Poéticas” também estarão em cartaz na cidade nas próximas semanas.

A oficina abordará não apenas aspectos técnicos, mas também pretende incentivar os participantes a desenvolverem uma visão autoral e artística sobre o ato de fotografar. Explorar a arte fotográfica pelas lentes de um celular é um dos objetivos da oficina, a partir da introdução ao conceito de mobgraphia, que explora a criação de arte fotográfica por meio do celular, e a utilização dela na fotografia autoral.

“Hoje em dia todo mundo tem um celular e todo celular tem câmera fotográfica. Apesar da maioria dos equipamentos não terem muitos recursos, com algumas informações simples e pontuais, é possível que qualquer pessoa possa melhorar as fotos que faz”, destaca a fotógrafa.

Juliana Engler

Juliana Engler é fotógrafa e designer de moda formada pela Faculdade Santa Marcelina. Em 1998 fundou o Ateliê Cromo na cidade de Campinas junto com sua irmã, também fotógrafa, atuando desde então tanto na área pedagógica, comercial e artística do ramo fotográfico.

Exposição “Construções Poéticas”

A oficina “Fotografia Autoral e Celular” faz parte do projeto “Construções Poéticas”, que reúne obras da fotógrafa Juliana Engler. A mostra oferece um olhar único sobre a vida urbana, vista através da janela de sua casa e registrada pela lente do seu celular a partir de março 2020, em um momento em que o mundo se recolheu devido à pandemia de covid-19. O projeto foi contemplado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas – FICC 2022, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas

Uma parte do acervo está no Museu da Imagem e do Som (MIS) e poderá ser visitada até 31 de janeiro. Outras fotos irão para e Casa da Cultura de Itajaí e ficarão expostas de 22 de janeiro a 22 de fevereiro. Nos dois locais, a visitação é gratuita.

Oficina “Fotografia Autoral e Celular”
Data: 22, 24 e 26 de janeiro
Horário: 9h às 12h
Local: Casa de Cultura Itajaí
Endereço: rua Benjamin Moloisi, nº 669, Parque Itajaí
Inscrições gratuitas pelo e-mail: [email protected]

Exposição “Construções Poéticas”
Data: até 31 de janeiro
Horário: de terça a sexta, das 9h às 17h, e sábado, das 9h às 15h
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas
Endereço: rua Regente Feijó, nº 859, Centro
Entrada gratuita

Data: 22 de janeiro a 22 de fevereiro
Horário: de segunda a sexta, das 8h às 17h
Local: Casa de Cultura Itajaí
Endereço: rua Benjamin Moloisi, nº 669, Parque Itajaí
Entrada gratuita

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS