CBF propõe novo Calendário para 2025 com ajustes para evitar conflitos com Mundial de Clubes

Israel Moreira
Israel Moreira
Israel Moreira é jornalista com passagens pelo Correio Popular, Rádio Central e Jovem Pan.
Foto: Rafael Ribeiro/CBF

A CBF planeja mudanças significativas para o calendário do futebol brasileiro em 2025, com a antecipação do início do Campeonato Brasileiro para março e uma pausa de um mês durante a disputa do Mundial de Clubes da Fifa, entre junho e julho.

Em busca de evitar conflitos e desfalques durante o Mundial de Clubes, que será realizado nos Estados Unidos de 15 de junho a 13 de julho e contará com a participação de quatro clubes brasileiros (Flamengo, Fluminense, Palmeiras e o campeão da Libertadores de 2024 – Atlético-MG ou Botafogo), a CBF propôs a antecipação do início do Campeonato Brasileiro para março. Essa medida permitiria a paralisação da competição enquanto os clubes brasileiros disputam o torneio internacional.

Com a pausa programada, os demais times que não participarão do Mundial terão a possibilidade de realizar intertemporadas, excursões ou até conceder férias aos seus atletas. Segundo a CBF, essa paralisação seria benéfica para a internacionalização das marcas dos clubes.

Além disso, o novo calendário prevê que os campeonatos estaduais comecem mais cedo, já na primeira semana de janeiro, e terminem antes da Data Fifa de março. Apesar da antecipação, o número de datas dos principais estaduais, atualmente em 16, será mantido, mas ocupando menos espaço ao longo do ano.

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, apoia a proposta desenvolvida pela diretoria de competições. Durante esta quinta-feira, reuniões com federações estaduais serão realizadas para discutir o impacto das mudanças, uma vez que as competições regionais serão diretamente afetadas pela antecipação.

Caso o Brasileirão não fosse paralisado, os quatro clubes que participarão do Mundial teriam que “pagar” os jogos adiados durante as Datas Fifa, jogando desfalcados devido às convocações de seus principais atletas. Essa situação, que causou problemas em 2024 durante a Copa América, resultou em rodadas do Brasileirão sendo disputadas sem a presença de jogadores importantes.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS