Cemitério da Saudade em Campinas receberá reforço na segurança. A medida foi divulgada durante a entrega do novo muro, na manhã desta sexta-feira, 17. Cercas elétricas, equipes de seguranças e câmeras de monitoramento farão parte do reforço.
- ⚠️Campinas fecha parques e bosques por risco de temporal
- Caravana de Natal da Coca-Cola chega à RCM neste sábado
No evento, o Prefeito Dário Saadi anunciou que uma cerca elétrica será instalada em 60 dias. O equipamento terá mais de mil metros. Equipes de segurança vão monitorar o local de forma frequente e câmeras de monitoramento serão colocadas em fevereiro do próximo ano. Elas estarão ligadas à Central Integrada de Monitoramento de Campinas.
Furtos
O Cemitério da Saudade tem sido alvo de furtos em túmulos. Os assaltantes levam, principalmente, placas que identificam o nome de falecidos, imagens, vasos e esculturas.
A escultura do Anjo, conhecida por muitos campineiros, foi um dos itens roubados. O grupo @oqueteassombra lamentou em suas redes sociais a perda do objeto. “Foi com sentimento de tristeza e consternação que recebemos a informação de que a escultura em forma de anjo – que sempre dizíamos que tornava o pôr do sol no cemitério da Saudade o mais bonito de Campinas, foi roubada/vilipendiada”.
O registro de Boletim de Ocorrência em caso de furto é extremamente importante. Dessa forma, os policiais da cidade podem trabalhar para recuperar os objetos roubados. Para denúncias de movimentações suspeitas, é possível ligar para a Guarda Municipal através do 153 ou para a Polícia Militar pelo 190.
Construção do novo muro
Para construir o muro, foi investido R$ 2,4 milhões. O orçamento inicial foi de R$3,3 milhões. “Outro fato a ser destacado na realização dessa obra é o sucesso que tivemos na licitação. Conseguimos economizar quase um milhão de reais. É importante colocar isso, porque quando um processo de licitação é bem feito, gera economia aos cofres públicos com uma obra de qualidade”, disse Dário Saadi.
250 anos de Campinas
As medidas de segurança e a remodelação arquitetônica do novo muro estão inclusas na série de ações para as comemorações dos 250 anos de Campinas. Até o dia 14 de julho de 2024 250 realizações serão anunciadas para oferecer mais qualidade de vida à comunidade.
*Supervisão Estela Antunes