A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) emitiu uma nota exigindo um laudo da empresa Solenis nesta quarta-feira, 03. Um caminhão que estava descarregando produtos químicos explodiu dentro do local.
Segundo a CETESB, parte da água do rescaldo do incêndio atingiu a rede de drenagem de águas pluviais da indústria e o solo do terreno vizinho. A Companhia completa que o intuito do documento exigido é prevenir casos parecidos, adotar medidas para a limpeza da área e onde destinar os resíduos.
Explosão do caminhão:
Um caminhão explodiu na empresa Solenis enquanto descarregava Dietilenotriamina próximo a um tanque com Epicloridrina. O motorista da carreta sofreu ferimentos leves e foi resgatado. Os bombeiros apagaram o fogo por mais de duas horas e depois fizeram o rescaldo na área.
- THMais Campinas lança canal no WhatsApp; veja como acessar
- Duas pessoas são baleadas no Jardim Itaguaçu
Confira a nota da CETESB na íntegra:
“Técnicos da CETESB realizaram inspeção, em 02/01/2024, nas instalações da Solenis Especialidades Químicas Ltda., em Paulínia, visando verificar os impactos ambientais decorrentes de incêndio ocorrido na manhã de ontem (02/01) no local, que ocasionou explosão e emissão de fumaça preta na atmosfera. O incêndio foi controlado pelo Corpo de Bombeiros. O episódio teria envolvido 02 produtos: Epicloridrina, armazenada em um tanque existente na propriedade da empresa, e Dietilenotriamina, armazenada em um caminhão-tanque que realizava a descarga do produto. Parte dos produtos e das águas de combate a incêndio ficou retida nas bacias de contenção do tanque e na plataforma de descarregamento. Parte da água do rescaldo do incêndio do caminhão atingiu a rede de drenagem de águas pluviais da indústria e o solo, em terreno vizinho à empresa. Em função disso, a CETESB exigirá relatório detalhado da empresa, incluindo as providências a serem adotadas para impedir novas ocorrências de mesma natureza e as medidas a serem adotadas para a limpeza da área atingida pelos resíduos gerados no combate ao incêndio e para a destinação destes resíduos.”
A produção do TH Mais entrou em contato com a Solenis e a empresa emitiu uma nota oficial:
“Com relação ao incidente ocorrido no dia 2 de janeiro nas instalações da fábrica da Solenis Especialidades Químicas situada em Paulínia, São Paulo, a empresa informa que houve uma explosão seguida por um incêndio durante o descarregamento de uma carreta de produtos químicos. Até o momento, não é possível afirmar a causa da explosão. Uma investigação está sendo conduzida para que se determine uma conclusão.
Reforçamos que o incidente foi rapidamente controlado, com o apoio da própria Brigada da Solenis Especialidades Químicas, da PAM (Plano de apoio mútuo entre empresas) e do Corpo de Bombeiros. Também estiveram presentes na fábrica, membros da Defesa Civil, da CESTEB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e das Polícias Civil e Militar.
No local, havia 72 pessoas e todas foram reunidas e contadas no ponto de encontro, seguindo todos os protocolos de segurança e treinamento. Uma delas apresentou ferimento leve, com escoriação na mão direita e, uma outra, se sentiu mal devido ao susto provocado pelo incidente. Ambas foram encaminhadas ao hospital, medicadas e liberadas no mesmo dia.
Por ter um forte compromisso com o meio ambiente, a Solenis Especialidades Químicas contratou uma empresa especializada em gestão de riscos ambientais para realizar a remoção de resíduos na área afetada, em total conformidade com a legislação ambiental vigente. Amostras do solo e da água também foram disponibilizadas para análises, a fim de evitar qualquer tipo de contaminação nos entornos.
Desde o ocorrido, a Solenis Especialidades Químicas vem colaborando ativamente com os órgãos oficiais de controle ambiental para investigar minuciosamente as causas e as consequências do incidente, de forma transparente. Essa atuação segue os princípios de respeito às pessoas e ao meio ambiente da companhia, que tem a sustentabilidade incorporada em seu DNA e, por isso, se empenha constantemente no desenvolvimento de produtos e tecnologias destinados a aprimorar a qualidade ambiental.
A Solenis Especialidades Químicas assumirá todas as responsabilidades que envolvem esse incidente, tomará as devidas providências e intensificará ainda mais seus protocolos para evitar que situações como essa voltem a acontecer”