A forte chuva que atingiu Campinas na noite desta sexta-feira, 14 de fevereiro, provocou alagamentos em diversas regiões da cidade e a queda de uma árvore no Conjunto Habitacional Padre Anchieta. O maior volume de chuva foi registrado no Jardim das Bandeiras, com um acumulado de 48,6 milímetros em apenas uma hora, segundo a Defesa Civil.
Três alagamentos de imóveis foram registrados nos bairros Jardim Santa Lúcia (Sudoeste), Conjunto Residencial Souza Queiroz (Sudoeste) e Jardim Cidade Satélite Íris I (Noroeste). Na Avenida São José dos Campos, próxima ao Ribeirão Piçarrão, ao menos três carros foram completamente cobertos pela água.
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) também registrou alagamentos em cinco pontos da cidade, sendo eles:
- Avenida Heitor Penteado (bloqueada);
- Rua Piracicaba com Rua Sumaré;
- Rua Carlos de Campos com Curtume;
- Avenida John Boyd Dunlop com Império do Sol Nascente;
- Avenida Prestes Maia no acesso ao viaduto da Avenida José Roberto de Magalhães Teixeira.
Recomendação da Defesa Civil
A Defesa Civil alerta a população para evitar áreas sujeitas a alagamentos durante fortes chuvas e reforça a necessidade de atenção redobrada para riscos de deslizamentos e quedas de árvores. Em caso de emergência, os moradores devem acionar os seguintes serviços:
- Defesa Civil: 199;
- Bombeiros: 193;
- Emdec: 118 (para emergências de trânsito);
- Prefeitura de Campinas: 156 (para solicitações de poda e remoção de árvores).
As autoridades seguem monitorando as condições climáticas e os pontos críticos da cidade para prevenir novos transtornos.



