Prefeitura de Campinas fecha parques na região Sul devido às chuvas

Israel Moreira
Israel Moreira
Israel Moreira é jornalista com passagens pelo Correio Popular, Rádio Central e Jovem Pan News.
Bosque dos Artistas é um dos parques que estão fechados neste sábado, 15 de fevereiro. Foto: Arquivo/PMC

A Prefeitura de Campinas determinou o fechamento de sete parques na região Sul da cidade neste sábado, 15 de fevereiro, após o acumulado de chuvas atingir 86,8 milímetros nas últimas 72 horas. A decisão segue o monitoramento da Defesa Civil e visa evitar riscos para frequentadores. A situação será reavaliada a cada 24 horas para definir a reabertura dos espaços.

Os parques temporariamente fechados são: Bosque São José, Bosque dos Artistas, Parque dos Guarantãs, Lagoa do Jambeiro (Praça José Ferreira de Toledo), Parque Ecológico Benevenuto Tilli, Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim e Parque das Águas.

De acordo com o Decreto 23.661, de 21 de novembro de 2024, que regula a Operação Chuvas de Verão, os parques e bosques de Campinas devem ser interditados sempre que o volume de chuvas acumulado em 72 horas ultrapassar 80 milímetros. Desde 11 de dezembro de 2024, a Prefeitura tem adotado um critério regionalizado para o fechamento dos parques, considerando dados pluviométricos específicos de cada área da cidade.

A Secretaria de Serviços Públicos reforça que essas áreas possuem grande quantidade de árvores, o que aumenta o risco de quedas devido ao solo encharcado e a possíveis ventos fortes. Mesmo com a manutenção preventiva das árvores, chuvas intensas podem comprometer a segurança dos visitantes.

Alerta para a população

A Defesa Civil orienta os moradores a adotarem medidas preventivas e evitarem transitar em áreas com risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos e quedas de árvores. Além disso, há possibilidade de tempestades com raios, ventos fortes e granizo.

Serviço

Para emergências, a população pode acionar os seguintes canais:

  • Defesa Civil: 199 (alagamentos, inundações e quedas de árvores);
  • Emdec: 118 (emergências de trânsito);
  • Corpo de Bombeiros: 193 (situações de emergência);
  • Prefeitura de Campinas: 156 (solicitações de vistoria para poda e extração de árvores).

Para consultar a lista completa dos parques municipais, acesse: www.campinas.sp.gov.br/secretaria/servicos-publicos/pagina/parques-e-jardins-dpj.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS