Combate a Poliomelite: A vacina da gotinha vai acabar?

Ingridy Porto
Ingridy Porto
Graduanda em Jornalismo pela PUC Campinas, atuo na área de produção do jornal Balanço Geral na Record Campinas e sou editora no site de notícias THMAIS Campinas. Nas horas vagas, qualquer lugar no meio da natureza é bem vindo.
Combate a Poliomelite: A vacina da gotinha vai acabar?
Foto: Reprodução/Prefeitura Flor da Serra

Nesta terça-feira, 24, é o Dia Mundial de Combate a Poliomelite, onde foi popularmente conhecida através da “vacina da gotinha”, responsável por imunizar crianças desse vírus. Entretanto, este ano será o último desse formato de imunizante.

A doença, que pode ser erradicada por meio da vacinação, terá mudanças no formato, já que a partir do ano de 2024, a gotinha vai deixar de circular no Brasil.

Segundo o Ministério da Saúde, as doses em gotas serão substituídas gradualmente pela injeção, até que todo o esquema passe a ser realizado apenas com a versão inativada do imunizante. Trazendo mais segurança na cobertura vacinal para crianças e adultos.

A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus (sorotipos 1, 2, 3), podendo infectar crianças e adultos por secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas.

Ainda conforme o Ministério da Saúde, o vírus atinge primeiro a garganta e depois se espalha por todo o organismo, chegando até o cérebro, causando atrofia nos neurônios e dos membros inferiores.

Na região de Campinas, nos últimos três anos, nenhuma cidade registrou casos de paralisia inafantil. A vacina está disponível em todos os postos de saúde das cidades da região.

Saiba mais:

*Sob supervisão de Mariana Antonella

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS