O prazo para a declaração do Imposto de Renda 2024 acontece entre os dias 15 de março e 31 de maio. Em entrevista para o Tha com Tudo, o contador e professor da PUC Campinas, Adriano Costa ressaltou que, os contribuintes que não enviarem a documentação estão sujeitos a multas de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido calculado pela Receita Federal.
Segundo dados do Ministério da Fazenda, neste ano, 15,8 milhões de brasileiros serão beneficiados com a isenção do IR, visto o valor máximo não taxado. Vale destacar que, a entrega da declaração é referente ao ano-base 2023.
Confira dicas
- Um dos caminhos mais interessantes, de acordo com o contador Adriano Costa, é a conta GOV.BR – um site da Receita Federal; A partir disso, o contribuinte com categoria prata ou ouro tem acesso ao pré-preenchimento da documentação. Uma alternativa que pode ajudar a reunir toda documentação solicitada;
- Outro caminho é baixar o Programa Gerador de Declaração; ou baixar o aplicativo no celular;
Quais principais despesas atreladas ao IR
- Gastos médicos, independente do procedimento – consulta, cirurgia, tratamento de saúde;
- Gastos com educação limitado a R$ 3.561,50 por dependente;
- Profissionais liberais, como advogado, contador e médicos, devem ter um “livro-caixa”, ou seja, separar tudo o que recebeu e gastos que teve para execução dos trabalhos como: conta de internet.