Com a proximidade das festas de fim de ano, como Natal e Ano Novo, muitas empresas acabam aproveitando o fechamento das metas para comemorar juntamente com todos os colaboradores; data que ficou popularmente conhecida como ‘confra da firma’.
No entanto, apesar de ‘parecer’ um momento de descontração entre colegas de trabalho, tal confraternização não pode ser confundida com qualquer tipo de festa. Na coluna Café e Carreira, exibida todas às quartas-feiras no jornal da Novabrasil Campinas, o Executivo de Recursos Humanos Marcos Tonin explicou que, durante a festa, a cautela e o respeito devem ser priorizados. Veja dicas para aproveitar as comemorações.
O que não é ideal?
- Não vá embora da festa sem ser notado! Tal comportamento pode acarretar em suposições desagradáveis e inconvenientes;
- Cuidado com o Dress Code (código de roupa)! Apesar de ser uma festa de fim de ano, é preciso lembrar que a confraternização é uma comemoração da empresa. Por isso, o ideal é fugir de roupas que não dialogam com o tema/propostas da confraternização;
- Cuidado com as bebidas e o excesso de álcool! O ideal é o consumo de forma casual;
- Não lamente sobre o trabalho e nem faça fofocas sobre colegas, principalmente sobre chefes.
- Evite contar algo que aconteceu ao ponto que o trabalho seja o assunto na roda de conversa. Fuja de temas polêmicos;
- Cuidados com os registros que acabam nas redes sociais! Lembre-se que apesar da festa, o ambiente segue sendo de trabalho.
Veja dicas
- Comparece a festa! É importante que o colaborador esteja presente na confraternização de fim de ano;
- Lembre-se que este é um momento de confraternização e que tal oportunidade pode garantir pontos positivos para os próximos anos;
- Apesar da festa e das comemorações é importante manter um comportamento profissional.
- Divirta-se!
- Aproveite para conhecer pessoas novas!