A empresa Consimares, Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos está localizada na Região Metropolitana de Campinas, promove o evento destinado aos parceiros da gestão pública do Paraná.
O consórcio atua nos municípios de Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Sta Bárbara d’Oeste e Sumaré exerce grande influência na área de reaproveitamento de resíduos urbanos.
A viagem prevê visita técnica a alguns equipamentos de reciclagem, dentre eles, a usina móvel de reciclagem de resíduos da construção civil, cuja estrutura será apresentada ao grupo em Elias Fausto.
- Site falso simula portal da CPFL e consumidores de Indaiatuba caem em golpe
- Projeto com oficinas de Grafiti chega a Campinas neste sábado
- Festival Giro Cultural: jornada de música e arte acontece neste domingo em Campinas
A usina móvel é composta por um caminhão conjugado a um equipamento móvel, que tritura restos de construção civil. A capacidade é para o tratamento de até 100 toneladas, hora de resíduos e funcionará em um sistema de rodízio entre os municípios consorciados.
Após a reciclagem, os entulhos são transformados em pedriscos que podem ser utilizados na manutenção e recuperação de estradas rurais, na fabricação de passeios de praças, prédios públicos e pátios de escolas.
Com a usina móvel, a população terá local para fazer o descarte correto de restos de construção muitas vezes deixados nas calçadas ou jogados em terrenos baldios.
A população estimada entre as sete cidades é de cerca de 1 milhão de habitantes ao todo. Cerca de 8,4 mil toneladas de resíduos da construção civil são geradas por mês pela população.
A usina faz parte do programa Recicla Junto Consimares, um conjunto de ações para garantir o descarte correto e a reciclagem de resíduos.