Site falso simula portal da CPFL e consumidores de Indaiatuba caem em golpe

Alguns clientes da CPFL em Indaiatuba foram prejudicados por um fraude em sites que simulam o portal da empresa. Segundo três vítimas que entraram em contato com a Thathi Record TV, elas acessaram sites idênticos ao da companhia de energia para efetuarem o pagamento da 2ª via da conta, via pix. Ao finalizar o procedimento, o pagamento cai para outra empresa, que tem sede o Rio Grande do Sul, e no sistema da CPFL o débito permanece em aberto.

Em nota a CPFL Piratininga informou que o site da distribuidora, cujo endereço oficial é www.cpfl.com.br, não foi hackeado ou invadido. A concessionária disse que tomou conhecimento de golpes que estão sendo aplicados no ambiente digital e reforça que não se trata de ataques por meio de seu site oficial, mas sim de sites falsos, que induzem os clientes ao erro. Os golpistas capturam informações do cliente ao simular o site oficial da CPFL.

A empresa ressaltou que vem adotando medidas necessárias para minimizar a situação e que reforça, constantemente, campanhas de comunicação com a população, por meio de divulgação nas redes sociais, canais de atendimento e e-mail, as informações e orientações sobre seus serviços.

A CPFL acrescenta que possui políticas de proteção dos acessos ao site oficial da empresa e orienta que o consumidor vítima de golpe de terceiros faça o registro do boletim de ocorrência policial.

Orientações de segurança sobre as contas de energia elétrica:

A via de acesso à conta digital, para clientes que recebem a conta por e-mail, é o link encaminhado aos clientes pelo endereço [email protected].

Ele deve solicitar a segunda via da conta exclusivamente pelo site www.cpfl.com.br ou aplicativo CPFL Energia, e pagar a fatura obtida com o código de barras ou código PIX. Atenção especial se for usar sites de busca, como o Google, pois é aqui que os sites fraudulentos podem aparecer para o cliente. O link correto é o https://www.cpfl.com.br/segunda-via-de-conta.

Antes de confirmar o pagamento por boleto ou PIX, o cliente deve se certificar de que o valor é o mesmo que aparece na conta e se o nome e CNPJ do favorecido são os da empresa de energia. No caso da CPFL Piratininga, o CNPJ é o 04.172.213/0001-51. Em qualquer divergência ou suspeita sobre o favorecido, o cliente não deve fazer o pagamento.

A CPFL também possui uma área específica no site para orientações gerais de segurança para os clientes, o https://www.cpfl.com.br/fato-ou-fake.

Em caso de dúvidas, os clientes podem acessar os canais de atendimento; na CPFL Piratininga são: WhatsApp (19) 99908-8888, SMS 27304 e call center 0800 010 2570 (ligação gratuita).

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