RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Defesa Civil solta alerta na região de Campinas entre domingo e segunda

Ingridy Porto
Ingridy Porto
Graduanda em Jornalismo pela PUC Campinas, atuo na área de produção do jornal Balanço Geral na Record Campinas e sou editora no site de notícias THMAIS Campinas. Nas horas vagas, qualquer lugar no meio da natureza é bem vindo.
Foto: Carlos Bassan

A região de Campinas está com alto risco de chuvas entre domingo, 9 de março, e segunda-feira, 10 de março. A mudança no tempo acontece devido à chegada de uma frente fria que pode provocar chuvas intensas, quedas de raio e rajadas de vento. Antes, no domingo, a região pode sofrer com calor extremo, com temperatura máxima de até 33°C. 

Para alinhar as ações de prevenção, a Defesa Civil do Estado de São Paulo se reuniu nesta sexta-feira (7) com integrantes das defesas civis municipais para apresentar o cenário meteorológico dos próximos dias. A coordenadora de Monitoramento da Defesa Civil de Campinas, Sueli Castiglieri, participou da reunião. 

O diretor do núcleo de situação de Anormalidade da Defesa Civil, Capitão PM Rodrigo Fiorentini, afirmou na reunião que o cenário dos próximos dias é alarmante. “Pedimos à população para que todos fiquem atentos aos alertas do Cell Broadcast (leia abaixo) e que os municípios deem uma atenção maior nas ações de prevenção e proteção do cidadão”, ressalta.

Diante da previsão meteorológica, a Defesa Civil do Estado de São Paulo irá montar o Gabinete de Crise a partir das 18h do domingo (9), com representantes das concessionárias de energia, abastecimento de água e órgãos públicos para monitorar a situação em tempo real e coordenar ações preventivas com os municípios. O gabinete deve ficar mobilizado até terça-feira (11), para garantir pronta resposta a possíveis estragos causados pelos temporais. 

“Estamos convivendo com períodos de extremos climáticos e isso é motivo de atenção e de preocupação para os órgãos públicos e a sociedade civil. Nos próximos dias, vamos monitorar nossa região e trabalharemos de maneira integrada ao Gabinete de Crise do Estado”, disse Sueli Castiglieri. 

Calor extremo

A temperatura tende a aumentar ainda mais na região de Campinas até domingo, 9 de março. O alerta é da Defesa Civil do Estado. O predomínio de uma massa de ar quente impulsiona a temperatura a subir mais e podem acontecer momentos de calor intenso com temperatura máxima de até 33°C.

Para evitar riscos à saúde, de acordo com a Defesa Civil, é preciso se proteger do sol, utilizar protetor solar e evitar exercícios físicos ao ar livre nos períodos mais quentes do dia. Leia mais dicas da Defesa Civil aqui.

Alertas

A Defesa Civil de Campinas chama a atenção da população para evitar passar por áreas alagadas e se abrigar durante temporais. Há painéis na cidade que indicam os pontos críticos de alagamento que devem ser evitados quando está chovendo, e é importante respeitá-los. 

Recomenda-se também evitar ao máximo ter contato com água de enchente. Essa água pode estar contaminada e transmitir doenças infecciosas.  

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS