RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Cinco vidas são impactadas com doação de órgãos; veja como se tornar doador

João Pedro Donadel
João Pedro Donadel
Jornalista formado pela UFMT - Araguaia. Editor do Balanço Geral Manhã. Apaixonado por esportes.
Cinco vidas são impactadas com doação de órgãos; veja como se tornar doador
Carlos Alexandre de 34 anos doou o fígado, os rins e as córneas

Um americanense sofreu uma queda de cinco metros de altura e sofreu traumatismo craniano. Uma semana depois foi dada sua morte cerebral. Os familiares então autorizaram a doação do fígado, dos rins e das córneas. A doação dos órgãos salvou uma vida, tirou duas pessoas da diálise e deu visão para outras duas pessoas.

A história de Carlos Alexandre Ramos, de 34 anos, é mais um exemplo de como a doação de órgãos pode salvar vidas. Nesse momento difícil, a família teve um alento e conforto ao saber que seu último desejo foi realizado.

Carlos Alexandre vivia uma fase difícil no trabalho. Ele chegou a morar na rua devido a problemas familiares, até ser acolhido por igrejas e pelo irmão mais velho. Paulo Sérgio Ramos e Adriana Rita Gomes acolheram Carlos na casa da família por cerca de quatro meses neste ano de 2023.

Uma vez, assistindo a televisão, a família via as notícias de quando o apresentador Fausto Silva, o Faustão, estava precisando de um transplante de coração, Carlos comentou: “se eu tiver a oportunidade de doar meus órgãos, eu gostaria.”

O casal disse ainda que teriam achado o “papo estranho” e deram risada. Mesmo com a situação, Carlos insistiu e ressaltou: “imagina quantas vidas nossos órgãos podem salvar”. A doação do americanense impactou diretamente cinco pessoas.

O procedimento foi realizado no Centro Cirúrgico do Hospital Municipal de Americana por uma equipe do Hospital das Clínicas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Segundo a equipe, tudo ocorreu bem.

Como doar no Brasil?

Segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) para ser doador, não é necessário deixar nada por escrito em nenhum documento. Basta comunicar a família do desejo da doação. Ela só é feita mediante autorização familiar.

A vontade de Carlos mudou diretamente a vida de cinco pessoas e pode inspirar mais pessoas para que mais vidas possam ser impactadas.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS