É dos que fazem que o Mercado gosta mais

Marcos Tonin
Marcos Tonin
Executivo de RH e Coach Executivo de diretores, VP’s e CEO’s de empresas nacionais e multinacionais, atendendo clientes em 13 países. Foi executivo de RH de uma das maiores empresas de bens de consumo do país, já desenvolveu mais de 39.000 profissionais ao longo dos seus 24 anos de carreira. Formado em Relações Públicas pela PUCCAMP, pós-graduado em Consultoria de Carreira pela FIA/USP e com 5 certificações internacionais em PNL e Coaching Integrado. Marcos é referência em Carreira e Gestão em veículos como: Valor Econômico, InfoMoney, G1, Yahoo Finance, Globo/EPTV, SBT, Você S/A, TV Bandeirantes, Nova Brasil FM, Carreira & Negócios entre outras, tendo mais de 150 matérias publicadas.
É dos que Fazem que o Mercado Gosta Mais
Foto: Divulgação

A praticidade no mercado de trabalho é uma característica cada vez mais valorizada, refletindo a necessidade de eficiência e eficácia em um ambiente de negócios dinâmico e competitivo. Ser prático implica na capacidade de resolver problemas rapidamente, tomar decisões informadas e executar tarefas de maneira eficiente. Hoje quero explorar como a habilidade de ser prático tem chamado a atenção dos RHs e do mercado de trabalho com um todo.

Na última década, as empresas entenderam que não basta um bom currículo cheio de conhecimentos técnicos, é preciso profissionais que também sejam capazes de aplicar esses conhecimentos de maneira prática e eficaz. Um estudo realizado pelo LinkedIn apontou que as habilidades de resolução de problemas e gestão de tempo estão entre as competências mais procuradas pelos empregadores. Cerca de 61% dos gerentes de contratação afirmaram que essas habilidades são cruciais para o êxito no trabalho.

Já em uma pesquisa realizada em 2022, a McKinsey identificou que a eficiência operacional é uma prioridade para 77% das empresas entrevistadas. Isso reflete a necessidade de profissionais que possam otimizar processos e entregar resultados rapidamente.

É preciso entender que a capacidade de agir rapidamente e com eficácia em um ambiente de negócios volátil é uma das competências mais valorizadas atualmente, e ainda mais pós pandemia. Profissionais com essa habilidade são considerados fundamentais para a resiliência e o crescimento das organizações, ainda mais em um momento tão antagônico e pouco previsível com o qual estamos vivendo.

Claro que não estou dizendo que devemos tomar decisões rápidas apenas para ser prático, pois é preciso muito conhecimento anterior para poder ter a habilidade de análise que permita a tomada de decisão de forma prática e simples. Ser assertivo e colocar a mão na massa no mercado de trabalho atual não é apenas uma vantagem competitiva, mas uma necessidade. A capacidade de definir prioridades, manter o foco, automatizar processos, tomar decisões rápidas, resolver problemas e ser adaptável são habilidades essenciais que os profissionais devem cultivar.

A demanda por profissionais práticos está em alta, como demonstrado pelos dados de várias pesquisas e relatórios de mercado. Investir no desenvolvimento dessas habilidades pode ser a chave para trilhar novas possibilidades em seus negócios e carreira. Você tem a habilidade da análise e da prática no seu dia a dia?

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS