RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Emdec realiza operação especial de trânsito para a Prova Tiradentes de Ciclismo

Foto: Calos Bassan/PMC

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) programou uma operação especial de trânsito para a realização da Prova Tiradentes de Ciclismo. O evento ocorre no dia 21 de abril, segunda-feira, feriado de Tiradentes.

O percurso será na avenida José de Souza Campos (Norte-Sul). A largada, a partir das 7h, será na altura do número 1.600, em frente à antiga sede da Administração Regional (AR) 2.

O traçado, de 5,5 km, tem como base a avenida Norte-Sul. São várias voltas pelo circuito. A estimativa de duração da prova é de 4h.

Por conta da realização da prova, a Ciclofaixa de Lazer Taquaral / Norte-Sul não estará ativa.

Baterias

No total serão três baterias. A 1ª bateria tem largada às 7h; a 2ª bateria tem largada às 8h30. E a terceira, e principal, bateria tem largada às 10h.

A cada largada os ciclistas percorrerão a avenida Norte-Sul (sentido Guarani –Taquaral) até a rua Thomas Alva Edson, no final do ponto conhecido como “ferradura”. Neste ponto ocorre o retorno para a Norte-Sul, agora no sentido Taquaral – Guarani, até o acesso para a rua Engenheiro Carlos Stevenson (contrafluxo). Acessa novamente a Norte-Sul (Guarani –Taquaral) até o ponto de chegada.

O percurso será o mesmo para todas as baterias. Serão várias voltas pelo circuito, até completar o tempo de prova.

O trajeto pela avenida José de Souza Campos será compartilhado entre os ciclistas e os motoristas, com separação dos fluxos por cones. Serão destinadas duas faixas da via para os competidores; e uma faixa para os veículos.

Medidas operacionais

As ações operacionais da Emdec começam na madrugada de segunda-feira (21/04), quando será realizada a reserva de vagas na região da prova. Os bloqueios começam a partir das 5h. A avenida Norte-Sul será interdita no trecho entre as ruas Nuporanga e Dr. José Ferreira de Camargo, para montagem do pórtico de largada. O local ficará interditado totalmente até o final do evento, previsto para 12h.

A concentração dos participantes começa às 6h. A partir das 6h30 serão realizados os bloqueios viários, nos acessos existentes ao longo de toda extensão da Norte-Sul. A rua Engenheiro Carlos Stevenson também será bloqueada no sentido bairro – Centro, entre os dois sentidos da Norte-Sul.

Às 7h começa a prova. Serão 14 pontos de bloqueio e de operação de trânsito. Haverá atenção especial no entroncamento das avenidas Norte-Sul com Orosimbo Maia. Será realizada uma operação de trânsito seletiva, onde o cruzamento da via pelos veículos ocorre conforme o espaçamento entre os atletas, garantindo o momento da transposição com segurança, para motoristas e atletas.

A Emdec recomenda aos motoristas que evitem circular pela região, no período de duração do evento.

Transporte coletivo

A prova irá impactar na operação de quatro linhas de ônibus: 211 (Terminal Campo Grande / Shopping Iguatemi); 380 (Terminal Central / Cambuí); 381 (Shopping Dom Pedro / Shopping Iguatemi); e 383 (Leroy Merlin Via Planalto). Agentes da Mobilidade urbana da Emdec orientam condutores e usuários do transporte.

Ao todo serão 22 agentes da Emdec envolvidos na operação em campo. Além de equipe semafórica e operadores da Central de Monitoramento de Operações. Foram colocadas, na região da prova, quatro faixas informativas sobre o evento e os impactos para a circulação.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS