A segunda fase do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, acontece neste domingo, 12. Segundo o Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 3,9 milhões de estudantes inscritos fizeram a primeira etapa. Neste ano, a abstenção foi de 28,1% contra 28,3% no ano passado.
Dos inscritos, pelo menos 50 mil tiveram problemas em relação à distância. A regra do edital afirma que entre o local da prova e a casa do candidato a distância máxima deve ser de 30 quilômetros. Regra que não aconteceu com alguns estudantes. Por isso, no último dia 30 de outubro o Inep divulgou que, estudantes que comprovarem tal distância terão a oportunidade de fazer a prova nos dias 12 e 13 de dezembro em locais diferentes.
Em entrevista para o jornal Novabrasil Campinas, o diretor pedagógico do Oficina do Estudante, Antunes Rafael disse que, nesta fase o normal é o candidato apresentar um misto de cansaço e ansiedade, uma vez que as 90 questões da prova são relacionadas a Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Segundo ele, a melhor dica é descansar e ‘desfocar’ de qualquer conteúdo relacionado à prova.
Anote as dicas
- 1º – Um dia antes da prova tente não focar mais nos conteúdos, até porque a absorção não vai ser feita em tão pouco tempo;
- 2°- Faça algo que goste e procure relaxar, principalmente durante o sono;
- 3º – No dia da prova, a alimentação deve ser leve e saudável;
- 4º – Lembre de pegar comprovante da prova, caneta preta transparente e documento de identidade.
Lembre-se
Os portões abrem às 12h e fecham às 13h30. A duração da prova é de 5h e 30 minutos. Vale lembrar que a partir das 15h30, os alunos vão poder sair da sala, mas sem o caderno de respostas. Quem terminar a prova depois das 18h30, vai poder deixar o local com o caderno.