Termina às 23h59 desta sexta-feira (6) o prazo de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Os candidatos devem se inscrever exclusivamente pela Página do Participante, no site do Inep, responsável pela aplicação das provas.
👉 Siga a THMais Record no Instagram
O Ministério da Educação (MEC) reforça que qualquer outra plataforma fora da oficial configura tentativa de fraude. Mesmo os estudantes que conseguiram isenção da taxa ou justificaram ausência em 2024 precisam se inscrever — a aprovação não garante participação automática.
Entre as novidades deste ano, o sistema passou a pré-preencher automaticamente a inscrição de estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública. Basta atualizar os dados e confirmar. Outra mudança importante é que o Enem volta a ser aceito como forma de obter o certificado de conclusão do ensino médio, para maiores de 18 anos.
Para se inscrever, é necessário fazer login com a conta Gov.br e preencher dados como CPF, endereço, cor/raça, escolaridade, cidade de aplicação da prova, atendimento especializado (se necessário), nome social (quando solicitado) e idioma da prova de língua estrangeira. Também é preciso responder ao questionário socioeconômico e informar contatos válidos.
A taxa de inscrição, no valor de R$ 85, pode ser paga até 11 de junho, via Pix, cartão de crédito ou boleto. O exame será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro em todo o país, com exceção das cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, que terão aplicação em 30 de novembro e 7 de dezembro, por conta da realização da COP 30.
Reconhecido como a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, o Enem permite o acesso a programas como o Sisu e o Prouni, e também serve como critério de seleção em universidades públicas e privadas em todo o país.
*** Com informações da Agência Brasil
👉 Se mantenha informado pelo nosso canal de WhatsApp da THMais



