Exposição fotográfica sobre a Amazônia é realizada em Campinas

Rafael Siqueira Martins
Rafael Siqueira Martins
Jornalista apaixonado por entretenimento e tudo o que envolve cultura. Tem a leitura, assistir novelas e séries e escutar músicas como atividades preferidas.

Para quem admira fotografia e temas que envolvam as florestas brasileiras, terá a oportunidade de conferir a exposição “Amazônia: o Pulmão, o Sangue e os Glóbulos Verdes-Amarelos”, que ocorre no Red Radisson Hotel, em Campinas. A mostra revela a essência da floresta e de seu povo pelo olhar do fotógrafo Giancarlo Giannelli, tem entrada gratuita e será realizada até 16 de junho. Os registros foram feitos durante a expedição “Barco da Saúde”, nas comunidades indígenas nas regiões de Alto Autazes, Murutinga, Natal e Iguapenús, no Amazonas.

A exposição faz parte das ações que marcam a inauguração da sala expositiva e permanente no MIS dedicada a Hercule Florence, responsável pela descoberta isolada da fotografia, há 190 anos, em Campinas. A sala será inaugurada no próximo sábado, 18 de Maio, Dia Internacional dos Museus. Além disso, será realizada a 24ª Caminhada Fotográfica Hercule Florence, em 19 de maio, propondo aos amantes da fotografia, amadores e profissionais, explorar a história e a beleza de Campinas.

O projeto, contemplado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo), tem a parceria do Instituto Hercule Florence, responsável pela salvaguarda das obras, registros e escritos do artista, e contará com ações educativas e recursos de acessibilidade. Na sala no MIS, os visitantes poderão conhecer a cronologia da vida de Hercule Florence e das experiências relativas à invenção da fotografia por meio de protótipos tridimensionais reconstruídos a partir dos manuscritos originais e acompanhados de vídeos, totens, painéis e QR Codes explicativos.

“Nossa proposta é dar visibilidade ao trabalho desenvolvido por Hercule Florence e suas descobertas. Mesmo em Campinas, onde ele escolheu viver, seu legado e sua história ainda são pouco conhecidos. A sala nasce com essa proposta de torná-lo conhecido e acessível, não apenas para os amantes da fotografia”, conta Ana Angélica Costa, responsável pela coordenação artística e pela pesquisa, junto com Débora Bruno.


Exposição “Amazônia: o Pulmão, o Sangue e os Glóbulos Verdes Amarelos”
De 15 de maio a 16 de junho, das 8h às 22h
Entrada gratuita
Red Radisson Hotel – Av. Júlio de Mesquita, 705 – Cambuí

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS