Feriado Prolongado: Saiba as dicas essenciais antes de pegar a estrada

Ingridy Porto
Ingridy Porto
Graduanda em Jornalismo pela PUC Campinas, atuo na área de produção do jornal Balanço Geral na Record Campinas e sou editora no site de notícias THMAIS Campinas. Nas horas vagas, qualquer lugar no meio da natureza é bem vindo.
Feriado Prolongado: Saiba as dicas essenciais antes de pegar a estrada
Crédito: Leandro Ferreira

O feriado de finados desta quinta-feira, 2 de novembro, deve atrair mais de 810 veículos nas rodovias da região de Campinas, segundo dados das concessionárias CCR Autoban e Rota das Bandeiras.

Ter feito uma revisão completa antes de pegar a estrada, é crucial para evitar ser deixado na mão durante o trajeto.

Segundo o mecânico Claudinei Martines, saber o estado dos pneus, ver o óleo do carro, e se atentar as regras de transporte das bebidas alcoólicas deve fazer parte do checklist do motorista.

Confira alguns pontos importantes:

Alinhamento e balanceamento

O alinhamento e o balanceamento das rodas do seu carro, é um serviço muito comum em todas as revisões, mas quando a intenção é viajar de carro, vale o cuidado extra. No dia a dia, passamos por buracos e pistas irregulares que podem desalinhar e desbalancear as rodas, o que se torna um risco na estrada.

Freio

Não dá para viajar de carro com o freio ruim, uma de nossas dicas tem que ser voltada para este componente. Antes de pegar a estrada, faça uma checagem do freio, garantindo que ele esteja funcional. Alguns sinais podem ajudar a identificar o desgaste do sistema, como chiados ou aquela trepidação no pedal.

Óleo do motor

Com o passar do tempo, o nível do óleo tende a diminuir naturalmente, portanto antes de viajar, dê uma olhada na vareta de óleo. Alguns veículos possuem monitoramento eletrônico, se for o seu caso, fica ainda mais fácil identificar a condição do componente. Se não souber como fazer isso, procure um profissional.

Bebida Alcoólica

Não existe no Código Brasileiro de Trânsito (CBT) nenhuma regra para o transporte de bebida. Mas tramita no senado uma infração que se o motorista transportar bebidas alcoólicas em embalagens não lacradas no interior do veículo, na parte da frente, poderá ser multado.

*Sob supervisão de Mariana Antonella

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS