Festival Planeta Rock agita Hortolândia neste fim de semana

Cantor Nando Reis e as bandas Ira! e Raimundos se apresentam na praça A Poderosa, a partir das 18h. A entrada gratuita.

Israel Moreira
Israel Moreira
Israel Moreira é jornalista com passagens pelo Correio Popular, Rádio Central e Jovem Pan.

Cantor Nando Reis e as bandas Ira! e Raimundos se apresentam na praça A Poderosa, a partir das 18h. A entrada gratuita.

A 10ª edição do festival Planeta Rock vai abalar Hortolândia neste fim de semana. O público poderá curtir muito rock nacional na voz de Nando Reis, e aproveitar a agitação das bandas Ira! e Raimundos. O festival começa nesta sexta-feira (28), a partir das 18h, e vai até domingo (30/06). A entrada é gratuita.

Nesta sexta-feira (28/06), a grande atração será Nando Reis. Um dos grandes compositores do rock brasileiro, o artista despontou como integrante dos Titãs, nos anos 1980. No grupo, compôs músicas que se tornaram sucessos, dentre elas “Para dizer adeus”, “Marvin” e “Diversão”. Em 2001, ele saiu do grupo para iniciar carreira solo, marcada por mais sucessos como “Me diga”, “Dessa vez”, “Relicário”, “O segundo sol” e “Cegos do castelo”. 

Nando Reis teve seu trabalho de compositor ainda mais reconhecido ao ter músicas suas gravadas por artistas consagrados, em especial Cássia Eller. Neste ano, Nando Reis volta a realizar um tour junto com a dupla Anavitória, chamada “Turnê dos namorados”. 

Já no sábado (29), o festival receberá o Ira! O grupo é outro representante consagrado do rock nacional dos anos 1980. A banda tem uma extensa lista de sucessos, dentre os quais “Núcleo base”, “Envelheço na cidade”, “Dias de luta”, “Flores em você” (tema da novela “O outro”), “Rubro zorro”, “Tarde vazia”, “O girassol” e “Eu quero sempre mais”. O Ira! Foi formado na cidade de São Paulo, com Nasi Valadão (vocal), Edgard Scandurra (guitarra), Ricardo “Gaspa” Gasparini (baixo) e André Jung (bateria). No início da carreira, o grupo teve uma forte imagem associada às suas origens paulistanas.

Em 2007, em meio a brigas, o grupo encerrou as atividades. Cinco anos depois, o grupo retomou a carreira, agora somente com dois dos integrantes da formação original, Nasi Valadão e Edgard Scandurra, mais os músicos Johnny Boy (baixo) e Evaristo Pádua (bateria).

No terceiro e último dia, domingo (30), o festival será encerrado com os Raimundos. O grupo é um dos grandes nomes da geração roqueira surgida nos anos 1990. O quarteto se destacou com sua inusitada mistura de punk rock com forró. Sua formação clássica inicial tinha Rodolfo (voz), Digão (guitarra), Canisso (baixo) e Fred (bateria). Ao longo da carreira, o grupo alcançou o sucesso com músicas como “Nega Jurema”, “Eu quero ver o oco” e “Mulher de fases”. Nos anos 2000, o grupo enfrentou turbulências internas que culminaram com a saída de Rodolfo. Nos anos posteriores, o grupo passou por mais mudanças de formação e sofreu a perda do baixista Canisso, que faleceu em 2023. 

Atualmente, o grupo segue com o guitarrista Digão, único integrante remanescente da formação original, Marquim (guitarra), Caio Cunha (bateria) e Jean Moura (baixo). 

SOLIDARIEDADE

O público poderá praticar a solidariedade no Planeta Rock. Nos três dias, o evento promoverá campanha de arrecadação de alimentos. As doações serão entregues para o Fundo Social de Solidariedade (FunSol), órgão vinculado à Secretaria de Governo. 

De acordo com o FunSol, os alimentos recebidos serão encaminhados para o Banco de Alimentos, órgão da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, que faz uma triagem dos itens doados. Após isso, os alimentos vão compor cestas básicas que o FunSol distribui para pessoas em situação de vulnerabilidade social que são atendidas pelo órgão.

Além de curtir muito rock n roll, o público também poderá fazer compras, e assim fomentar a economia local. O festival terá feira com empreendedores cadastrados no programa Economia Solidária (EcoSol), da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. 

De acordo com a Secretaria de Cultura, a feira terá a participação de 15 expositores de alimentação e artesanato. A feira funcionará na sexta-feira (28/06) e no sábado (29/06). A Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social já realiza a feira do programa EcoSol na praça A Poderosa, também às sextas-feiras e aos sábados. Entre um show e outro, o público poderá matar a fome e a sede na área de alimentação, que contará com food trucks. 

De acordo com a Secretaria de Cultura, na edição do ano passado o festival teve público de 11.000 pessoas durante os três dias. 

Confirma a programação completa:

Dia 28/06 (sexta-feira):

– 18h: DuploMalt

– 18h45: No Bass No Love

– 19h30: Sylvio Passos Toca Raul e Banda e convida Gil Seixas

– 20h15: The Noite

  – 21h: Colomy

– 22h: Nando Reis 

Dia 29/06 (sábado):

– 13h45: Full of Dreams (Coldplay cover)

– 14h30: The Fake Plastic Lilys Band

– 15h15:  Anjo Provisório

– 16h: Tio Wilson e os Intrusos

– 16h45: Revenge 90

– 17h30: Rádiotaste

– 18h15: Maria Ladeira

– 19h: Banda Gulvvi

– 19h45: Ronaldo e Os Impedidos

– 21h: Ira! 

Dia 30/06 (domingo):

– 11h30: Nova Banda Jovem

– 13h: Banda Tamanho P

– 13h15: 220 Volts (Capital Inicial Cover)

– 14h: The Holiday

– 14h45: Filhos da Contradição

– 15h30: The Good Rockers

– 16h15: Aeroclassic (Aerosmith Cover)

– 17h: Levante Contra

– 17h45: Hangover

– 18h30: Fao Troffea

– 19h15: Dhrama

– 20h: Vó Tonha

– 20h45: Billy Mutreta

– 22h: Raimundos

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS