Fim de ano é uma época que muitas pessoas, pelo enorme número de festas e comemorações, acabam exagerando na alimentação. Contudo, o fim de ano é também o período em que as clínicas mais ganham com procedimentos estéticos. Para o programa Tha com Tudo, apresentado pela Fernanda Comora e exibido de segunda a sexta às 14h30, a nutricionista Wlamar Nunes explicou que um hábito saudável não está atrelado a uma proibição alimentar, mas sim a um equilíbrio nutricional. Estilo de vida como esse, ao longo do tempo, pode ajudar a evitar problemas indesejados como a flacidez ou a famosa ‘pele caída’.
Considerado o vilão da cozinha, o açúcar e as frituras se consumidas de forma exagerada podem acelerar o processo natural da perda do músculo que, segundo a nutricionista, é o procedimento mais procurado nos fim de ano, principalmente pela exposição do corpo na praia ou piscinas.
Mas o que é de fato é a flacidez?
A hipotonia tissular, mais conhecida como flacidez é um processo natural do corpo atrelado ao envelhecimento e agravado pelos maus hábitos alimentares. Visivelmente é a perda do colágeno e elastina que provocam a atrofia do tecido, ou seja, a perda de músculo.
Tem como evitar a flacidez?
Infelizmente por ser um processo natural não tem como evitar, mas sim retardar ou fazer com que o processo não afete diretamente os músculos do corpo. De acordo com a nutricionista, o consumo de água, COM TODA CERTEZA, ajuda na melhora do metabolismo. Um outro fator que pode ajudar é aumentar o consumo de produtos ricos em proteína, além de manter uma rotina constante de atividade física. A atividade por ser mínima, como subir uma escada, mas desde que movimente o corpo pode ajudar já a retardar o processo de flacidez. Por fim, outro método é manter o peso estável e não fumar.
Confira quais alimentos ajudam no combate da flacidez
- Neste sentido é importante lembrar que quanto mais cor o prato, mais nutrientes será ingerido.
- Laranja – ótima fonte de vitamina C;
- Limão – Combate o envelhecimento e acelera a cicatrização.;
- Abacate – Contém potássio, vitaminas A e C e antioxidante,;
- Batata Doce – Rica em fibras e sais minerais, além de ser uma fonte de carboidrato bastante saudável;
- Quiabo – Possui vitamina A, vitamina C e auxilia no controle da diabetes.;
- Mirtilo – É rico em antioxidantes e ajuda na redução do colesterol ruim e doenças cardíacas.
O que de verdade você precisa saber?
A flacidez vai acontecer com qualquer pessoa! Por isso é necessário prevenir para que a situação não se agrave. Pessoas que tendem a engordar e emagrecer podem também apresentar um número maior de perda de tecido no corpo. Por fim, o remédio ideal para qualquer idade é a prática de atividade física.