RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Força-tarefa ambiental trabalha para reduzir danos após derramamento de combustível na Zeferino Vaz

Ingridy Porto
Ingridy Porto
Graduanda em Jornalismo pela PUC Campinas, atuo na área de produção do jornal Balanço Geral na Record Campinas e sou editora no site de notícias THMAIS Campinas. Nas horas vagas, qualquer lugar no meio da natureza é bem vindo.
Foto: Divulgação

Uma operação ambiental, mobilizando agentes de diversas áreas, foi constituída após o tombamento de um caminhão tanque carregado com 45 mil litros de gasolina, ocorrido na madrugada desta terça-feira, 29 de abril, na Rodovia Zeferino Vaz (SP-332), em Paulínia. O acidente interditou os dois sentidos da via, na altura do km 120, e resultou no vazamento de cerca de 35 mil litros de combustível em uma área que pertence à zona de amortecimento da Mata de Santa Genebra.

A operação de contenção e remediação ambiental reúne técnicos da Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), que administra a Mata de Santa Genebra; da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb); da Defesa Civil e da Secretaria de Meio Ambiente de Paulínia. Também foi acionada a empresa especializada Ambipar, responsável pela limpeza e descontaminação do local.

Ações emergenciais para evitar contaminação e incêndios

O trabalho de resposta ao acidente ambiental teve início nesta quarta-feira, 30, e deverá se estender por até dez dias. O objetivo principal é impedir que o combustível atinja o Ribeirão Quilombo e também evitar o risco de incêndios na Mata de Santa Genebra.

Atualmente, cerca de 15 profissionais — entre eles três técnicos da Cetesb, dois da FJPO e uma equipe de dez pessoas da Ambipar — estão atuando no local, com equipamentos como caminhões tanque com bombas sugadoras, barreiras flutuantes e uma retroescavadeira. O maquinário está sendo usado para sugar o combustível acumulado em áreas encharcadas e remover o solo contaminado, que está sendo transportado para um aterro industrial especializado em resíduos químicos, localizado em Sorocaba.

“A área está sendo monitorada para avaliação contínua dos impactos ambientais. A operação, que segue mesmo durante o feriado, visa mitigar os efeitos do acidente e preservar a integridade ecológica da região. Nossa preocupação nesse momento é a redução do risco de incêndio”, afirmou Rogério Menezes de Mello, presidente da Mata de Santa Genebra, que esteve no local nesta quarta. 

O acidente

O acidente aconteceu por volta das 2h30 e provocou longos congestionamentos nas primeiras horas da manhã de ontem nos dois sentidos da via.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS