A Receita Federal confirmou que a partir desta quinta-feira (24/08), a abertura de consulta para o 4° lote da restituição do Imposto de Renda está disponível em todo o Brasil.
A consulta estará disponível a partir das 10h, e o pagamento das restituições está programado para o dia 31 de agosto para 6.118.310 contribuintes, no valor total de RS 7,5 bilhões.
Segundo a Receita Federal, a maior parcela dos beneficiados (5,7 milhões) corresponde a contribuintes não prioritários que realizaram a entrega de suas declarações até o dia 29 de maio.
A distribuição inclui:
-Idosos acima de 80 anos: 11.960;
-Contribuintes entre 60 e 79 anos: 86.427;
-Contribuintes com deficiência física, mental ou moléstia grave: 9.065;
-Contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério: 30.453;
-Contribuintes que receberam prioridade por utilização da pré-preenchida ou opção de pagamento via PIX: 219.288;
-Contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até 29 de maio: 5.761.117.
A partir do dia 24 de agosto, os contribuintes poderão realizar a consulta através da página da Receita Federal. Para verificar a disponibilidade da restituição, é necessário acessar a página da Receita na internet, selecionar “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, clicar em “Consultar a Restituição”.
Além disso, o contribuinte tem a opção de realizar uma consulta abrangente sobre a situação de sua declaração e identificar possíveis pendências. Para isso, basta verificar o extrato de processamento, acessível pelo e-CAC. O site também disponibiliza informações sobre as pendências identificadas e possíveis dados incorretos.