No papel ou na internet: idosos se preocupam com lei que altera bula de remédios 

Contraindicações, sintomas, informações sobre a prescrição e advertências. Essas são algumas das informações que estão presentes na bula de remédio.

Thauany Barbosa
Thauany Barbosa
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero

Contraindicações, sintomas, informações sobre a prescrição e advertências. Essas são algumas das informações que estão presentes na bula de remédio. Informações essas que, apesar do avanço da tecnologia, ainda são essenciais para alguns idosos. 

No entanto, apesar de parecer apenas um papel, a bula pode estar com os dias contados. E os idosos, que são a maior parcela da população, são os que mais sofrem pela dificuldade do acesso à internet.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária foi aberta uma consulta pública sobre a chamada Lei da Bula digital antes que entre em vigor. Vale destacar que qualquer pessoa pode entrar no site e fazer sugestões até o dia 19 de março. A proposta é trocar as bulas por um QR Code que vai ser veiculado nas embalagens de remédio. 

O que diz a Lei? 

Foi sancionada a Lei 14.338, de 2022, que regula a bula eletrônica de medicamentos. O texto permite aos laboratórios inserirem QR Code nas embalagens de remédios com informações sobre composição, utilidade, dosagens e contraindicações.

A mudança ocorre por meio da alteração da Lei nº 11.903, de 2009, que prevê a criação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos do governo federal, cujo intuito é  acompanhar os medicamentos em toda a cadeia produtiva, desde a fabricação até o consumo pela população. 

Dificuldade

Uma pesquisa feita pelo Domicílios, do Comitê Gestor da Internet no Brasil, mostrou que, no ano passado, 29 milhões de pessoas não têm acesso à internet, desses 24 milhões só tem até o ensino fundamental. 

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS