RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Operação em Jundiaí detém hacker suspeito de ameaçar STF e deputados

Israel Moreira
Israel Moreira
Israel Moreira é jornalista com passagens pelo Correio Popular, Rádio Central e Jovem Pan News.
Foto: Polícia Civil do Rio Grande do Sul

Uma operação conjunta entre a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Jundiaí e o Grupo de Operações Especiais (GOE) de Campinas prendeu, nesta quinta-feira (14), o hacker Fernando Curti, suspeito de ameaçar explodir o Supremo Tribunal Federal (STF) no final de 2022 e de realizar ataques virtuais contra políticos de várias partes do Brasil.

O suspeito, detido em seu condomínio em Jundiaí, é acusado de integrar um grupo que utilizava perfis falsos para realizar ataques de cunho racial e ameaças contra figuras públicas e seus familiares. A investigação revelou que políticos de diversas regiões do Brasil foram alvo das mensagens, e muitas das ofensas possuíam teor racial e ameaças graves. Um caso específico envolvendo uma deputada estadual do Rio Grande do Sul motivou a operação que resultou na prisão de Curti.

Há indícios de que o grupo ao qual Curti pertence atuava na “dark web” para planejar e executar crimes contra autoridades em diversos estados brasileiros. A ação criminosa causou problemas a pessoas inocentes que, sem saber, tiveram seus perfis utilizados pelo grupo para encobrir as atividades ilegais, levando-as a serem erroneamente investigadas.

Durante a operação, policiais apreenderam diversos equipamentos de informática na residência de Curti, e a análise dos dados encontrados confirmou a autoria das ações criminosas. Outro suspeito, também alvo da operação, não foi localizado.

Curti foi autuado em flagrante pelos crimes de associação criminosa, injúria racial, ameaça e violência política, sendo conduzido ao Centro de Triagem, onde aguardará decisão judicial. A prisão representa um avanço nas investigações e reforça o combate às ameaças virtuais direcionadas a figuras públicas no país.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS