O cantor Diogo Nogueira já dizia: ‘pé na areia, a caipirinha, água de coco, a cervejinha’, uma combinação que, segundo a música, é um retrato ideal para iniciar com leveza o ano. No entanto, são em períodos como esse, associados com a curtição na praia, que acontecem as transmissões de uma das principais doenças nesta época: a virose de verão.
Pensando em esclarecer os mitos e verdades sobre esse assunto, o programa “Tha com Tudo”, entrevistou nesta segunda-feira, 2, a pediatra Juliana Okuyama que fez alertas importantes de como prevenir a doença sem deixar de aproveitar o passeio à beira mar.
Como contrair?
A virose de verão acontece quando uma pessoa ingere um alimento mal lavado ou tem contato com água, objetivos ou superfícies infestadas. De acordo com a pediatra, os principais transmissores são: Adenovírus e o Enterovírus que, no organismo, provocam a diarreia seguida, em muitos casos, pelo vômito.
Como acontece o contágio ?
A virose de verão é contagiosa e transmitida de pessoa para pessoa por meio de secreções que acabam saindo quando a pessoa infectada fala, tosse ou espirra.
Como prevenir ?
Como na praia é comum o consumo de alimentos bastantes manuseados, o primeiro cuidado, de acordo com a especialista, é com a higiene das refeições.
- Observe atentamente o local antes de iniciar a refeição;
- Higienize os alimentos antes do consumo;
- Alimentos frescos devem ter preferência;
- Conserve os alimentos de maneira adequada;
- Beba bastante água.