Pedágio em Jaguariúna terá redução de 50% a partir de julho

A partir de 1º de julho, motoristas que utilizam rodovias do interior paulista terão redução nas tarifas de pedágio, com destaque para Jaguariúna, onde a cobrança cairá pela metade.

Imagem: Alesp

O valor dos pedágios em importantes rodovias do interior de São Paulo ficará mais barato a partir de 1º de julho. A medida beneficiará motoristas que circulam por municípios da região de Jaguariúna e outras cidades paulistas, com reduções que chegam a 50% no valor atualmente cobrado. A mudança integra o novo modelo de concessão rodoviária adotado pelo governo estadual, que prevê ajustes tarifários e ampliação do alcance dos benefícios aos usuários das estradas.

Pedágio de Jaguariúna terá a maior redução do estado

Entre todas as praças contempladas, a principal redução ocorrerá em Jaguariúna. A tarifa, atualmente fixada em R$ 17,60, passará para R$ 8,80, representando uma queda de 50%.

Além disso, outras cidades do interior paulista também terão diminuição nos valores cobrados. A iniciativa busca tornar as tarifas mais equilibradas e adequadas ao uso efetivo das rodovias.

Confira as novas tarifas previstas

  • Jaguariúna: de R$ 17,60 para R$ 8,80 (-50%);
  • Águas da Prata: de R$ 6,30 para R$ 4,60 (-27%);
  • Estiva Gerbi: de R$ 10,50 para R$ 7,80 (-26%);
  • Espírito Santo do Pinhal: de R$ 13,10 para R$ 10,45 (-20%);
  • Itobi: de R$ 13,40 para R$ 10,75 (-20%);
  • Casa Branca: de R$ 9,40 para R$ 8,15 (-13%);
  • Mococa: de R$ 8,90 para R$ 8,10 (-9%);
  • Aguaí: de R$ 6,60 para R$ 6,30 (-5%).
Divulgação/Governo de SP

Novo modelo amplia alcance da cobrança

Além da redução tarifária, haverá alteração no modelo de cobrança. O sistema anteriormente adotado, baseado em trechos específicos e limitado a usuários cadastrados, será substituído por um formato mais abrangente, aplicado a todos os motoristas que utilizarem as praças de pedágio contempladas.

Dessa forma, a mudança pretende promover maior equilíbrio entre os usuários e ampliar o acesso aos descontos previstos no novo contrato de concessão.

Medida faz parte da modernização das concessões rodoviárias

A redução dos pedágios integra um conjunto de medidas voltadas à modernização das concessões rodoviárias paulistas. O objetivo é corrigir distorções tarifárias históricas, ampliar a eficiência operacional e oferecer maior previsibilidade aos usuários das estradas.

Nesse sentido, a expectativa é que futuras etapas do programa possam resultar em novos ajustes tarifários e melhorias na infraestrutura viária do interior do estado. Além disso, o novo modelo busca equilibrar investimentos, manutenção e custo para os motoristas.

Leia também

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS