O valor dos pedágios em importantes rodovias do interior de São Paulo ficará mais barato a partir de 1º de julho. A medida beneficiará motoristas que circulam por municípios da região de Jaguariúna e outras cidades paulistas, com reduções que chegam a 50% no valor atualmente cobrado. A mudança integra o novo modelo de concessão rodoviária adotado pelo governo estadual, que prevê ajustes tarifários e ampliação do alcance dos benefícios aos usuários das estradas.
Pedágio de Jaguariúna terá a maior redução do estado
Entre todas as praças contempladas, a principal redução ocorrerá em Jaguariúna. A tarifa, atualmente fixada em R$ 17,60, passará para R$ 8,80, representando uma queda de 50%.
Além disso, outras cidades do interior paulista também terão diminuição nos valores cobrados. A iniciativa busca tornar as tarifas mais equilibradas e adequadas ao uso efetivo das rodovias.
Confira as novas tarifas previstas
- Jaguariúna: de R$ 17,60 para R$ 8,80 (-50%);
- Águas da Prata: de R$ 6,30 para R$ 4,60 (-27%);
- Estiva Gerbi: de R$ 10,50 para R$ 7,80 (-26%);
- Espírito Santo do Pinhal: de R$ 13,10 para R$ 10,45 (-20%);
- Itobi: de R$ 13,40 para R$ 10,75 (-20%);
- Casa Branca: de R$ 9,40 para R$ 8,15 (-13%);
- Mococa: de R$ 8,90 para R$ 8,10 (-9%);
- Aguaí: de R$ 6,60 para R$ 6,30 (-5%).

Novo modelo amplia alcance da cobrança
Além da redução tarifária, haverá alteração no modelo de cobrança. O sistema anteriormente adotado, baseado em trechos específicos e limitado a usuários cadastrados, será substituído por um formato mais abrangente, aplicado a todos os motoristas que utilizarem as praças de pedágio contempladas.
Dessa forma, a mudança pretende promover maior equilíbrio entre os usuários e ampliar o acesso aos descontos previstos no novo contrato de concessão.
Medida faz parte da modernização das concessões rodoviárias
A redução dos pedágios integra um conjunto de medidas voltadas à modernização das concessões rodoviárias paulistas. O objetivo é corrigir distorções tarifárias históricas, ampliar a eficiência operacional e oferecer maior previsibilidade aos usuários das estradas.
Nesse sentido, a expectativa é que futuras etapas do programa possam resultar em novos ajustes tarifários e melhorias na infraestrutura viária do interior do estado. Além disso, o novo modelo busca equilibrar investimentos, manutenção e custo para os motoristas.
Leia também
- Casa própria: Novo subsídio para imóveis em Campinas
- Trânsito no Centro de Campinas terá operação especial para jogo do Brasil na Copa 2026; confira as vias afetadas
- Pedágio em Jaguariúna terá redução de 50% a partir de julho
- Centros de Saúde encerram as atividades às 11h segunda-feira (29) por conta do jogo do Brasil
- Centro de Convivência terá novo espaço gastronômico; Prefeitura de Campinas abre licitação


