Piracicaba confirma mais uma morte por febre maculosa

Ingridy Porto (sob supervisão)
Ingridy Porto (sob supervisão)
Graduanda em Jornalismo pela PUC Campinas, atuo na área de produção do jornal Balanço Geral na Record Campinas e sou editora no site de notícias THMAIS Campinas. Nas horas vagas, qualquer lugar no meio da natureza é bem vindo.
Piracicaba confirma mais uma morte por febre maculosa
Foto: Piracicaba

A Vigilância Epidemiológica Municipal de Piracicaba, confirmou na noite desta terça-feira, 21, mais um óbito por febre maculosa no município. Esta é a segunda morte pela doença em 2023.

O registro é de um paciente do sexo masculino, na faixa etária entre 20 e 29 anos, que veio a óbito em outubro. A investigação do Local de Provável Infecção (LPI), a partir de agora, fica a cargo da equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

O primeiro óbito neste ano foi registrado no começo deste mês, em um paciente do sexo masculino, na faixa etária entre 30 e 39 anos.

No mês passado, a SMS (Secretaria de Meio Ambiente) confirmou um caso positivo para a doença em uma paciente do sexo feminino, na faixa etária entre 30 e 39 anos, que apresentou sintomas em junho desse ano, com evolução para cura. Neste ano esta é a terceira confirmação da doença.

Segundo a vigilância, somente no ano passado, foram confirmados dois casos e um óbito pela doença. Em 2021, foram cinco confirmações e quatro mortes.

Dicas de prevenção

Devem ser adotadas algumas medidas para evitar a doença, principalmente em locais onde haverá exposição a carrapatos:

– Use roupas claras, para identificar o carrapato, uma vez que ele é escuro;

– Use calças, botas e blusas com mangas compridas ao caminhar em áreas arborizadas e gramadas;

– Evite andar em locais com grama ou vegetação alta;

– Verifique se você e seus animais de estimação estão com carrapatos;

– Se encontrar um carrapato aderido ao corpo, remova-o com uma pinça;

– Não aperte ou esmague o carrapato, mas puxe com cuidado e firmeza. Após remover o carrapato inteiro, lave a área da mordida com álcool ou sabão e água;

– Quanto mais rápido retirar os carrapatos do corpo, menor será o risco de contrair a doença. Após a utilização, coloque todas as peças de roupas em água fervente para a retirada dos carrapatos.

*Sob supervisão de Verônica Mokarzel

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS