A Polícia Federal de Campinas (SP), deflagrou nesta quinta (06/07) a operação Deep Bank, que tem como objetivo reprimir crimes contra o Sistema Financeiro Nacional. Ao todo 5 mandados de busca e apreensão serão cumpridos em cidades da região.
Segundo informações da polícia, as investigações começaram em 2021 após uma empresa, com sede em Amparo, atuar como correspondente bancária e movimentar de forma ilícita um grande fluxo de dinheiro. A empresa utilizava o dinheiro de pagamentos das contas de luz, água e outros boletos para fornecer dinheiro em espécie para operações financeiras paralelas.
Todos os mandados de busca feitos na região visam coibir o comércio ilegal de moeda estrangeira no país, além de pessoas que utilizam serviços, para ocultar transações bancárias e efetuar remessas ilegais de recursos para o exterior.
Ao todo 8 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Federal em São Paulo, são cumpridos nos municípios de Campinas, Amparo, Pedreira e Santos. A Justiça Federal autorizou o bloqueio de bens e valores dos envolvidos no montante de R$ 129 milhões.