Policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) encontraram e desativaram um laboratório de drogas sintéticas nesta quinta-feira, 28, em Atibaia. O local era alvo de investigações da Polícia Civil há algum tempo. Os agentes conseguiram um mandado de busca e apreensão e foram até o imóvel onde descobriram o maquinário para a produção das drogas.
O esquema contava, inclusive com uma prensa para a produção de comprimidos. A equipe também encontrou 16 galões de líquidos usados na confecção dos entorpecentes, além de sacos com insumos.
- THMais Campinas lança canal no WhatsApp; veja como acessar
- Dentista é encontrada carbonizada na própria cama em Araras
Um suspeito que estava tomando conta do local foi preso em flagrante. Todo o maquinário e os materiais foram apreendidos e levados para a delegacia. A equipe também encontrou um caderno com anotações sobre vendas e números relacionados ao tráfico de drogas.
Alto número de apreensões pelos policiais:
Só os números de apreensões de drogas sintéticas até setembro de 2023 já são cinco vezes maiores que todo o entorpecente encontrado pela polícia no ano passado inteiro.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, mais de 57 Kg de drogas “K”, uma espécie de maconha potencializada, foram apreendidas em 2023. Dados da secretaria também revelam que durante todo ano de 2020, os policiais encontraram pouco mais de 11 Kg do entorpecente.