Após vencer o Tombense fora de casa no último sábado, 12, a Ponte Preta pode garantir a permanência na Série B na próxima rodada. A equipe, que antes da partida, tinha quase 70% de cair para terceira divisão, vê agora a possibilidade de confirmar matematicamente a permanência, a depender de combinações de resultados.
Segundo o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, a projeção das chances de rebaixamento da Macaca caíram para 22%. Após a vitória na última rodada, a equipe subiu para a 15ª posição, uma acima do próprio adversário superado, e agora depende só de si para continuar na Série B.
Para assegurar a permanência, a Ponte Preta precisa vencer o Juventude, e torcer por tropeços de Sampaio Corrêa e Chapecoense.
Mas existe outro cenário em que o torcedor pontepretano pode torcer. Se o Tombense perder para o CRB fora de casa e Macaca superar o Juventude, a permanência também é garantida. Eventuais vitórias de Sampaio Corrêa e Chape não afetam a conta.
O problema fica por conta do próximo adversário da Ponte Preta ainda ter coisas a acertar no campeonato. A equipe de Caxias do Sul-RS está em busca do retorno à Série A, com 80% de chance. Mas o resultado positivo da última partida animou o elenco de João Brigatti, que saiu da zona de rebaixamento, na qual esteve após perder para o Novorizontino fora de casa.
Com gol de Élvis, que não marcava desde a Série A2 do Paulistão, a Macaca pôs fim não somente a um jejum de 10 jogos sem vencer, mas também em quatro jogos sem marcar gols. Foram 2 meses e 17 dias, desde que recebeu e venceu o Londrina no Moisés Lucarelli, no dia 25/08.
Próxima partida
A Macaca volta a campo no próximo sábado, 18, no Alfredo Jaconi, contra o Juventude. A bola rola às 17h.