Ponte Preta encerra Série B como pior ataque

Vinícius Dias
Vinícius Dias
Jornalista formado pela PUC-Campinas. 24 anos.
Ponte Preta encerra Série B como pior ataque. Foto: Marcos Ribolli/PontePress

Após o fim da 38ª rodada, a Ponte Preta terminou a Série B como pior ataque da competição. Do comando de Hélio dos Anjos a João Brigatti, a equipe campineira fez apenas 24 gols durante todo o campeonato.

Desde a estreia na Série B, com derrota fora de casa para o Vitória, o comando técnico alvinegro passou por quatro treinadores diferentes, são eles: Hélio dos Anjos, Felipe Moreira, Pintado e João Brigatti.

Mudanças no comando técnico

Hélio dos Anjos veio de título da Série A2 do Paulistão, mas após divergência no planejamento para a Série B do Brasileiro e derrota na estreia, deixou a equipe. Felipe Moreira assumiu o comando da Macaca, e ao contrário do que se imaginava, era o treinador efetivo e não interino. Foram 18 jogos à frente do comando técnico, com cinco vitórias, sete empates e seis derrotas. Porém no período, a Ponte Preta marcou dez gols.

Após perder para o CRB, fora, o presidente Marco Eberlin demitiu o treinador e anunciou que Pintado seria o escolhido para o restante da competição. Ele esteve na área técnica da Ponte por 11 partidas, incluindo o Dérbi 206, perdido por 1 x 0. Mas neste tempo foram apenas duas vitórias, cinco empates e quatro derrotas, marcando apenas sete gols.

Depois de nova derrota, desta vez para o lanterna ABC, Pintado deixou o cargo para ser substituído por João Brigatti, que fazia parte da comissão técnica. Com o treinador, a Macaca teve uma estreia empolgante, ao fazer três gols contra o Sport, como visitante, mas sucumbiu ao empate. Brigatti finalizou a competição com o elenco e deu fim a um jejum de dez jogos sem vitórias. Nos oito jogos em que esteve à frente, a Ponte Preta venceu duas partidas, empatou três e perdeu outras três.

A campanha irregular da equipe é traduzida nos números. O artilheiro da Macaca na Série B é o atacante Pablo Dyego, com cinco gols. Ele, que perdeu boa parte do campeonato por conta de lesão, esteve atrás de Eliel, que marcou quatro gols na campanha, com praticamente o dobro de partidas (31). Mas na vitória que sacramentou a permanência da equipe para a Série B 2024, o camisa 11 foi às redes duas vezes e assumiu o posto de artilheiro.

Elenco deve mudar para 2024

Porém, para 2024, o torcedor pontepretano deve ver novos rostos defendendo a Macaca. O lateral-esquerdo, Artur, confirmou que não irá permanecer na equipe para o ano que vem, durante entrevista para a Rádio Central. O elenco está de férias, porém deve se reapresentar somente no início do ano que vem para o Paulistão.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS