A Prefeitura de Campinas abre nesta sexta-feira, 31, os 25 parques e bosques da cidade à visitação pública, inclusive aqueles que permaneceram fechados ontem, devido aos altos índices pluviométricos. Como o acumulado de chuvas ficou abaixo de 80 milímetros em 72 horas em todas as regiões, segundo dados da Defesa Civil de Campinas, os espaços podem funcionar normalmente hoje. A decisão de abrir ou fechar os parques é avaliada a cada 24 horas, com base nas medições.
Na quinta-feira, dia 30, os parques da região central Lagoa do Taquaral (Parque Portugal); Bosque dos Jequitibás; Lago do Café; Bosque Chico Mendes; e Bosque da Paz Yitzhak Rabin foram fechados porque na região o índice de chuvas havia ultrapassado 80 milímetros em 72 horas.
De acordo com o Decreto 23.661 de 21 de novembro de 2024, que dispõe sobre a Operação Chuvas de Verão, é estabelecido que os parques e bosques sejam fechados à visitação pública quando o acumulado de chuvas em 72 horas chegar a 80 milímetros.
O fechamento de parques está sendo feito de maneira regionalizada desde 11 de dezembro de 2024. São utilizados os dados pluviométricos de cada região para determinar em qual região da cidade as áreas devem ser fechadas.
De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos os parques públicos são áreas bem arborizadas e, por isso, a orientação é evitar a frequência de visitantes. O manejo das árvores é feito, porém chuvas, ventos e solo encharcado podem derrubar mesmo árvores saudáveis.



