RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Prefeitura de Campinas fecha parques na região Sul devido às chuvas

Israel Moreira
Israel Moreira
Israel Moreira é jornalista com passagens pelo Correio Popular, Rádio Central e Jovem Pan News.
Bosque dos Artistas é um dos parques que estão fechados neste sábado, 15 de fevereiro. Foto: Arquivo/PMC

A Prefeitura de Campinas determinou o fechamento de sete parques na região Sul da cidade neste sábado, 15 de fevereiro, após o acumulado de chuvas atingir 86,8 milímetros nas últimas 72 horas. A decisão segue o monitoramento da Defesa Civil e visa evitar riscos para frequentadores. A situação será reavaliada a cada 24 horas para definir a reabertura dos espaços.

Os parques temporariamente fechados são: Bosque São José, Bosque dos Artistas, Parque dos Guarantãs, Lagoa do Jambeiro (Praça José Ferreira de Toledo), Parque Ecológico Benevenuto Tilli, Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim e Parque das Águas.

De acordo com o Decreto 23.661, de 21 de novembro de 2024, que regula a Operação Chuvas de Verão, os parques e bosques de Campinas devem ser interditados sempre que o volume de chuvas acumulado em 72 horas ultrapassar 80 milímetros. Desde 11 de dezembro de 2024, a Prefeitura tem adotado um critério regionalizado para o fechamento dos parques, considerando dados pluviométricos específicos de cada área da cidade.

A Secretaria de Serviços Públicos reforça que essas áreas possuem grande quantidade de árvores, o que aumenta o risco de quedas devido ao solo encharcado e a possíveis ventos fortes. Mesmo com a manutenção preventiva das árvores, chuvas intensas podem comprometer a segurança dos visitantes.

Alerta para a população

A Defesa Civil orienta os moradores a adotarem medidas preventivas e evitarem transitar em áreas com risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos e quedas de árvores. Além disso, há possibilidade de tempestades com raios, ventos fortes e granizo.

Serviço

Para emergências, a população pode acionar os seguintes canais:

  • Defesa Civil: 199 (alagamentos, inundações e quedas de árvores);
  • Emdec: 118 (emergências de trânsito);
  • Corpo de Bombeiros: 193 (situações de emergência);
  • Prefeitura de Campinas: 156 (solicitações de vistoria para poda e extração de árvores).

Para consultar a lista completa dos parques municipais, acesse: www.campinas.sp.gov.br/secretaria/servicos-publicos/pagina/parques-e-jardins-dpj.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS