Professor de Campinas entra em ranking de cientistas mais influentes do mundo da Universidade de Stanford

Israel Moreira
Israel Moreira
Israel Moreira é jornalista com passagens pelo Correio Popular, Rádio Central e Jovem Pan.
Foto: Divulgação

O professor Marcelo Napimoga, diretor executivo de Pós-graduação e Pesquisa, e também coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Odontologia da Faculdade São Leopoldo Mandic, está entre os 2% dos cientistas mais influentes do mundo, no ranking de 2024 da Universidade de Stanford (EUA), divulgado neste mês de setembro. O ranking destaca os principais pesquisadores globais, com base em métricas de citações que refletem a relevância e impacto na ciência.

A pesquisa avaliou mais de 8 milhões de cientistas, tendo Napimoga alcançado a posição 388.092. Dentro do campo da Odontologia mundial, o profissional está classificado na posição 1.960. “”É uma honra estar entre os top 2% dos pesquisadores do mundo e um orgulho ainda maior realizar este feito na São Leopoldo Mandic, uma instituição que valoriza a ciência e a inovação em prol do avanço do conhecimento e da sociedade. Agradeço a todos os colaboradores e colegas que tornam essa jornada científica possível”, afirmou Napimoga.

A lista Top 2% de cientistas do mundo da Universidade de Stanford é um ranking de prestígio que destaca os pesquisadores mais influentes em uma ampla gama de campos científicos e serve como uma ferramenta poderosa para identificar líderes científicos globais. A lista é atualizada anualmente, com dados de toda a carreira de cada profissional e impactos de um único ano para transparência e relevância atual.

A inclusão na lista dos “2% melhores” é determinada por várias métricas principais: Pontuação C: Esta é a pontuação composta com base em vários fatores bibliométricos, incluindo o número total de citações, índice h (que quantifica a produtividade e o impacto de pesquisas individuais ou em grupos baseando-se nos artigos mais citados) e o número de citações com e sem autocitações. Porcentagens de campo e subcampo: Os cientistas são classificados em 22 campos amplos e 176 subcampos. Apenas aqueles que estão classificados entre os 2% melhores de seu subcampo são incluídos. Impacto ao longo da carreira versus impacto de um ano: A classificação está disponível tanto para impacto ao longo da carreira quanto para desempenho de um ano, oferecendo insights sobre contribuição de longo prazo e realizações recentes.

A lista dos 2% melhores cientistas do mundo da Universidade de Stanford é um reconhecimento valioso. Ao compilar dados de todos os campos científicos e oferecer uma abordagem justa e orientada por métricas, esta lista não apenas celebra as conquistas individuais, mas também destaca a importância da pesquisa impactante no avanço do conhecimento.

Os dados podem ser consultados no endereço eletrônico https://topresearcherslist.com/

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS