Em parceria com a Secretaria da Educação, o Governo do Estado de São Paulo anunciou um novo vestibular para alunos da rede pública. Chamada de “provão paulista”, a prova é exclusiva para alunos do ensino médio, e a nota deve servir para ingressar em universidades estaduais do estado de São Paulo.
A nova avaliação será feita de modo seriado, ou seja, a cada ano os alunos da rede pública farão uma prova sobre os temas aprendidos naquele ano, e ao final de três ciclos de prova, a nota será acumulada e pode ser usada para ingressar em nas universidades como a UNICAMP (Universidade de Campinas), USP (Universidade de São Paulo), UNESP (Universidade Estadual Paulista) e a UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo).
As avaliações começam em novembro deste ano, apenas para alunos do 3° ano do ensino médio, já a partir de 2025, será considerado o acúmulo das avaliações das três séries do ensino médio.
Segundo informações da Secretaria de Educação o “provão paulista” é mais um incentivo à entrada no ensino superior, além de ser um meio para combater o abandono ao ensino médio.
Unicamp
Ao todo cerca de 20 mil vagas serão destinadas para o ingresso dos estudantes, em todas as universidades estaduais, através do Provão. Já na região de Campinas (SP), a UNICAMP deve ofertar 320 vagas a partir de 2024 para esta modalidade.
Até o momento a ComVest (Comissão Permanente p/ os Vestibulares da Unicamp) destaca que as demais modalidades devem permanecer funcionando normalmente para quem quiser se inscrever.
Sendo elas:
Vestibular tradicional, com 2.540 vagas;
Enem-Unicamp, com 320 vagas;
Provão Paulista, com 320 vagas;
Vestibular Indígena, com 130 vagas;
Vagas para premiados em olímpiadas, com 122 vagas