A Secretaria da Educação anunciou nesta segunda-feira, 27, uma mudança no calendario, dos exames do “Provão Paulista”. A medida foi tomada após uma greve ser marcada pelos metroviários, ferroviários e funcionários da Sabesp.
De acordo com o Governo, o cronograma de aplicação do Provão Paulista será alterado nos 645 municípios de modo a garantir que nenhum aluno seja impactado no dia da avaliação.
- Alerta verão: menino de 8 anos tem reação alérgica após fazer tatuagem de henna
- Thathi Record inicia nova série sobre desafios do transporte intermunicipal da região de Campinas
Os alunos da 3ª série do ensino médio, que fariam o Provão Paulista nos dias 28 e 29, agora participarão nos dias 29 e 30 de novembro, quarta e quinta-feira, respectivamente.
Estudantes da 1ª e 2ª séries, com prova agendada originalmente para os dias 30 de novembro (quinta) e 1º de dezembro (sexta), tiveram os testes transferidos para os dias 1º (sexta) e 4 de dezembro (segunda).
O que é o Provão Paulista
Em parceria com a Secretaria da Educação, o Governo do Estado de São Paulo anunciou um novo vestibular para alunos da rede pública.
Chamada de “provão paulista”, o exame é exclusivo para alunos do ensino médio, e a nota deve servir para ingressar em universidades estaduais do estado de São Paulo.
A nova avaliação será feita de modo seriado, ou seja, a cada ano os alunos da rede pública farão uma prova sobre os temas aprendidos naquele ano, e ao final de três ciclos de prova, a nota será acumulada e pode ser usada para ingressar em nas universidades como a UNICAMP (Universidade de Campinas), USP (Universidade de São Paulo), UNESP (Universidade Estadual Paulista) e a UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo).
As avaliações começam em novembro deste ano, apenas para os alunos do 3° ano do ensino médio, já a partir de 2025, será considerado o acúmulo das avaliações das três séries do ensino médio.
*Sob supervisão de Verônica Mokarzel