A ‘síndrome’ do fim de ano, também conhecida como ‘Dezembrite’ é um fenômeno que está associado às metas não alcançadas, frustração e tristeza. Para o jornal da Novabrasil Campinas, a psiquiatra Patrícia Stankowich, explicou que o termo demonstra um estado de ansiedade e angústia que, em muitos casos, está associado a perdas durante o ano ou a depressão.
Mesmo não tendo uma classificação médica oficial, a ‘Dezembrite’ – que não é uma doença – apresenta sinais claros como: irritação, sono e apetite desregulados, desinteresse por atividades do dia a dia e desorganização.
Segundo explicou a psiquiatra, a ‘Dezembrite’ estimula a liberação do hormônio do estresse na corrente sanguínea que, em grande quantidade, pode contribuir para aparição de doenças sérias, como: úlcera;
O que causa a ‘Dezembrite’ ?
Frustração e metas não alcançadas são os principais motivos para a ‘síndrome’ de fim de ano. Além disso, a angústia e o estresse, associados à falta de um planejamento anual, também podem contribuir para esse sentimento. Segundo Stankowich, passar um momento sensível durante o ano, como perdas, também podem desencadear esse sentimento.
Como lidar com a ‘Dezembrite’ ?
- Seja gentil consigo mesmo;
- Metas não alcançadas não são sinônimos de incapacidade ou fracasso, mas sim de uma falta de planejamento;
- Aplauda o seu potencial;
- Não se julgue;
- Controle a sua ansiedade.
Confira dicas
- Faça uma lista de metas para o próximo ano, mas desta vez separe o que é prioridade do que realmente é obrigação;
- Elenque as conquistas e os ganhos que teve durante o ano;
- Prepare-se para as reuniões/encontros familiares.
- Pare e respire! Se puder, faça uma meditação – quando respiramos corretamente oxigenamos o cérebro e os batimentos cardíacos diminuem, regulando dessa forma a ansiedade.
- Faça uma atividade prazerosa. Se não souber, descubra!
- Use seu tempo para fazer o que te traz alegria: caminhar, ir ao cinema, ler um livro ou tomar um café com um amigo/a;
- Evite falar de trabalho.