Ambipar Viraser e o Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos, o Consimares, debateram em um encontro inédito, entre o poder público e empresas da região, estratégias para gerar mais sustentabilidade. No encontro foi discutido como reduzir os impactos negativos gerados pela falta de reciclagem.
As cidades que fazem parte do consórcio são: Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré, Hortolândia, Monte Mor, Elias Fausto e Capivari.
Nessas cidades, são produzidas 700 toneladas de lixo por dia, porém 30% poderiam ser reciclados e desviados dos aterros sanitários. No entanto, quatro dessas cidades ainda não possuem coleta seletiva.
O programa Recicla Junto idealizado pelo Cosimares, permite a ampliação da coleta seletiva de resíduos, um dos compromissos do PIGIRIS (Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos).
“Com a parceria de cooperação técnica firmada com a Ambipar Viraser, o consórcio espera acelerar a recuperação de recicláveis com a participação das cooperativas de reciclagem de forma profissional e humanizada”, destacou o presidente da Consimares, Mauricio Baroni.