Região de Campinas recebe 15° mutirão da dengue neste sábado, 10

Desde de 1º de janeiro foram computados mais de 77 mil casos confirmados da doença.

Thauany Barbosa
Thauany Barbosa
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero

A Secretaria de Saúde de Campinas realiza neste sábado, 11 de maio, o 15º mutirão municipal de 2024 para prevenção e combate à dengue. A ação tem início às 8h e a Pasta definiu seis áreas que devem ter imóveis visitados pelos agentes de saúde e voluntários:

São Bernardo
Fundação Casa Popular
Parque Industrial
Jardim Dom Nery
Vila Anhanguera
Vila Santana

O ponto de encontro das equipes é a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF)/Educação de Jovens Adultos (EJA) Professora Geny Rodriguez. Ela fica na avenida das Amoreiras, 1.430, no São Bernardo.

Como será o novo mutirão?

O mutirão deste sábado deve reunir voluntários e agentes da Saúde, incluindo os trabalhadores da empresa terceirizada Impacto Controle de Pragas, que atuam nas visitas aos imóveis para orientação e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença. Eles usam uniforme formado por camiseta branca, com logo da empresa, e calça na cor cinza. Em caso de dúvidas sobre a identificação, a população pode pedir informações pelo telefone 199, da Defesa Civil.

A Administração repete a estratégia de usar drones para localizar grandes criadouros como piscinas e caixas d’água em imóveis identificados como desocupados ou em situação de abandono.

A melhor forma de prevenção contra a dengue é eliminar qualquer acúmulo de água que possa servir de criadouro, principalmente em latas, pneus, pratos de plantas, lajes e calhas. É importante, ainda, vedar a caixa d’água e manter fechados vasos sanitários inutilizados.

Estatísticas das secretarias municipal e estadual de Saúde mostram que 80% dos criadouros do mosquito Aedes aegypti estão nas residências. Portanto, o enfrentamento à epidemia exige esforço compartilhado entre Poder Público e população para eliminar qualquer espaço com água que possa ser usado pelo inseto para proliferação.

O mutirão é multisetorial e conta com apoio de profissionais das secretarias de Serviços Públicos, Habitação, Educação, Assistência Social e Trabalho e Renda, além da Guarda, Defesa Civil, Sanasa e Emdec. O balanço das ações deve ser divulgado na segunda, 13.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS