Durante o feriado da páscoa, muitos optam por não comer carne, mas não sabem o que preparar ou se preocupam com os gastos financeiros. Para isso, o peixe de rio, com vinagrete de feijão branco é uma alternativa bem nutritiva. Veja como fazer:
Peixe de rio com vinagrete de feijão branco
ingredientes
para o peixe
1 filé de aruanã ou peixe de rio que preferir
1 limão cravo ou rosa
Sal e pimenta do reino
50 ml de Azeite
Azeite com casca de tangerina para finalizar
para o vinagrete de feijão branco
100g de feijão branco cozido sem o caldo
1 cebola roxa media
1 tomate verde médio
1 pimentão amarelo pequeno
Cheiro verde a gosto
1 colher de páprica doce
Sal e pimenta do reino a gosto
modo de preparo
O aruanã é um peixe da bacia amazônica de carne branca e firme com filés baixos, sendo ideal para grelhados e milanesas e com que aceita muito bem temperos delicados e finalização com óleos saborizados, como o azeite de tangerina.
Retire as raspas do limão e misture com o sal e pimenta a gosto. Unte o peixe com o azeite e polvilhe o tempero.
Leve ao fogo médio para baixo, grelhando os dois lados do peixe, e retire do fogo. Quando esfriar, acrescente um pouco do suco de limão.
Para o vinagrete, cozinhe o feijão branco deixando-o ao dente e utilize algumas folhas de louro ou de laranjeira para deixar mais aromático.
Pique o tomate, cebola roxa, pimentão amarelo e cheiro verde e misture todos os ingredientes, deixando por ultimo o feijão, pois deste modo ele não solta a casca.
Para o azeite de tangerina, raspe as cascas de duas tangerinas e deixe de molho em azeite extra virgem por 3 dias, se preferir adicione um pouco de sal grosso e folhas de alecrim.
Monte o prato, dando altura nos filés e colocando-os cruzados um sobre o outro. Adicione a salada e o pão do lado e regue generosamente com o azeite de tangerina. Bom apetite!